NOVEMBRO NEGRO | Seminário Debate Racismo Institucional

NOVEMBRO NEGRO | Seminário debate racismo institucional

Durante todo o mês de novembro, várias atividades aconteceram em São Leopoldo com o intuito de refletir sobre o racismo na nossa sociedade. Dentro da programação, no dia 04/11 aconteceu o 5º Seminário de Relações Étnico Raciais no auditório da Escola de Gestão Pública na prefeitura de São Leopoldo. O evento foi promovido pelo CPPIR – Coletivo de Políticas para Promoção da Igualdade Racial do Semae e dirigido aos servidores da autarquia. A atividade foi uma parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEDHU), por intermédio do Departamento de Igualdade Racial e Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).

O tema do evento foi “Racismo Institucional” e contou com os servidores Mauren Martins e Felipe Balhego que estavam a frente da atividade. Há 5 anos, eles compõe o CPPIR, coletivo criado dentro do Semae para promover esse debate.

“Racismo institucional é um assunto que já vínhamos debatendo nos últimos 5 anos, desde que o coletivo foi criado. nosso intuito é fortalecer o diálogo”, explicou a coordenadora do CPPIR Mauren Martins.

Foram palestrantes Gabriela de Paula, graduada em Engenharia de Produção da UFRGS e fundadora da Escola de Inglês Dive, English Teacher e Kirion, graduado em Geografia e pós-graduado em Direitos Humanos e Ressocialização. A atividade fez parte do “Novembro Negro: nada sobre nós sem nós”.

Texto e fotos: Caroline Rick / Conrerp 4ª 3023 | Ascom Semae