SUBSTITUIÇÃO DE REDES | Obras Avançam No Centro

SUBSTITUIÇÃO DE REDES | Obras avançam no Centro

Foto: Digue Cardoso

O Programa de Substituição de Redes do Centro está na reta final, com 70% das obras concluídas, e é um dos pontos de destaque do Semae nos primeiros 100 dias de governo Vanazzi e Ary Moura.

Na última semana, foram concluídos os entroncamentos de adutora 250mm com as redes de 75mm, do entorno das quadras. Com isso, o Semae deu início à troca efetiva dos clientes da rede velha para a rede nova.

De acordo com o gerente de Manutenção Hidráulica, Jones dos Santos, é a última fase da substituição de redes do Centro. “É onde o cliente sente a diferença da pressão e começará a usufruir, de fato, das melhorias”, projeta.

Entre as melhorias, o servidor destaca o aumento da confiabilidade, pois a rede nova é menos suscetível à ruptura, além do aumento da pressão de 10 mca (unidade de medida de água) para 20 mca, considerada a pressão ideal. A rede nova ainda possui válvulas de manobra que mitigam o desabastecimento em eventuais serviços de manutenção na região.

O assessor técnico de Engenharia, Everson Gardel, explica que a atual fase consiste na ligação do ramal domiciliar. “Essa etapa é muito importante, porque consolida o abastecimento como uma nova entrega de água para a população da área central da cidade. Com isso, nós também reduzimos significativamente as perdas. Esse conjunto de obras realizadas aqui no Centro, reafirmam o nosso compromisso com a eficiência e a manutenção de um abastecimento pleno”, explica.

Foto: Digue Cardoso

O diretor-geral, Ary Moura, considera a evolução do Programa de Substituição de Redes, como uma das principais entregas da autarquia nos primeiros 100 dias de governo, do qual ele também é vice-prefeito. “As tubulações antigas não comportavam mais a necessidade da área central do município, devido à corrosão ocasionada pelo desgaste de cerca de oito décadas. Fizemos a substituição das tubulações, utilizando um método pouco destrutivo e a nova rede marca uma nova etapa no abastecimento de água em São Leopoldo”, afirma.

Com as obras concluídas no Centro, o Programa de Substituição de Redes deverá avançar para o bairro Fião, que possui a rede mais antiga, depois do Centro.