Governo Municipal Apresenta Balanço Dos 100 Primeiros Dias Da Gestão 2021-2024

Governo municipal apresenta balanço dos 100 primeiros dias da gestão 2021-2024

Na tarde da quarta-feira, (14) em transmissão ao vivo pela página da Rádio da Prefeitura, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, detalhou as principais ações desenvolvidas ao longo dos primeiros 100 dias do novo governo. Vanazzi assumiu em janeiro de 2021, para o quarto mandato como chefe do executivo, elegendo-se ao lado do vice prefeito Ary Moura, que acumula também a direção-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) e esteve na apresentação de hoje.

Entre as medidas apresentadas pelo chefe e vice do Executivo, estão as ações de defesa da vida com foco no trabalho e na saúde, no atendimento da população no enfrentamento da pandemia, que tem colocado a cidade como o menor índice de mortalidade e letalidade pela covid na região.

O secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor, detalhou também medidas como a ampliação dos leitos do Hospital Centenário, e todo o trabalho de imunização pela equipe da Saúde, que já chega a 13,15% da população vacinada com a primeira dose. Os leitos de UTI Covid do Hospital Centenário foram ampliados em 260%, de 5, para 18, e em 134% dos leitos clínicos de 23 para 54, além da ampliação do estoque de oxigênio na Upa.  A ampliação dos leitos fez parte das medidas que junto com as regras de prevenção e fiscalização apresentam uma estabilidade em queda da pandemia.

Para o prefeito Vanazzi, os 100 primeiros dias foram de muito trabalho e dedicação coletiva do conjunto do governo. “Estes 100 dias foram de muito trabalho e dedicação, como é nosso compromisso com a população, temos resultados muito significativos para apresentar como o trabalho da nossa saúde em defesa da vida, a garantia de alimentos para as famílias que mais precisam, obras de infraestrutura, o crescimento da cidade e a cidade liderando a geração de empregos no Estado”, destacou Vanazzi.

O tema das medidas sociais e cuidado com os direitos ganharam um capítulo especial, onde se destacou mais de 520 toneladas de alimentos garantidos nestes 100 dias, programas da educação com o fortalecimento de vínculos, obras de qualificação e melhorias e o programa “São Léo ta on!” que está disponibilizando internet gratuita aos estudantes.

O vice prefeito Ary Moura, além de destacar as importantes ações do Semae com a distribuição e tratamento de água e esgoto, melhorias na execução de obras e redução de prazos para atendimento da comunidade, abordou temas gerais da cidade. “Eu não tinha dimensão de todo o trabalho que o Executivo desenvolve. Ao lado do Vanazzi somente nesses três meses, pude ter mais ideia de quanta coisa é feita, de quanto trabalho para melhorar as nossas comunidades que mais precisam, por exemplo, esse trabalho da saúde, onde nenhum morador precisou ser atendido em outro município, e ainda recebemos pacientes das cidades vizinhas, isso é muito significante” elogiou o vice-prefeito Ary Moura.

O prefeito Vanazzi ainda apresentou o trabalho de infraestrutura e cuidado com a cidade, tanto com o trabalho diário de manutenção e limpeza, quanto das ações de drenagem, amenizando locais que apresentam históricos alagamentos. Entre as medidas R$ 9 milhões foram apresentados para serem investidos em 22 locais da cidade. “Por exemplo, aqui na Atalíbio iniciamos essa semana uma obra magnífica, vamos investir ali quase R$ 6 milhões em três anos, com recursos específicos da drenagem urbana, nas etapas daquela obra, mas vai acabar com alagamentos da região ali da Scharlau, da Vila Glória e do Jardim Viaduto de 40 anos”.

As ações de enfrentamento da pandemia, mesmo com medidas mais restritivas, aliada ao processo de diálogo com o Comitê Municipal, fazem parte do processo de crescimento e desenvolvimento da cidade, que lidera a geração de empregos pelos dados do Caged – Ministério da Economia no acumulado dos últimos 12 meses e  que lidera, entre as maiores economias do Rio Grande do Sul, o maior crescimento no retorno de ICMS.

O secretário Nelson Spolaor destacou também as medidas econômicas apresentadas pelo Prefeito Vanazzi, com ações que visam amenizar os impactos da pandemia no setor econômico e produtivo. “A cidade vive um processo muito importante nesses primeiros dias, com muito trabalho de planejamento e organização do governo, de diálogo com os diversos setores e já conseguimos apresentar resultados significativos que melhora a vida da nossa população, o pacote econômico apresentado, as ações em defesa da vida, nosso cuidado com o planejamento e busca de recursos para importantes ações que preparem a cidade para os seus 200 anos, a partir da determinação do prefeito Vanazzi, demonstram que teremos muito trabalho e muito resultado a apresentar para São Leopoldo.

Ainda foram apresentados resultados da agilização do processo de licenciamento ambiental, que já aprovou mais de 200 empreendimentos nestes 100 dias, importantes obras na saúde, educação, trabalho articulado da segurança pública, e ações de organização, reestruturação das diversas secretarias de governo.

[Foto: Digue Cardoso (Ascom/Semae)| Texto: Valentin Thomaz. Mtb 19048 e Gabriel Muniz, estagiário Semurb | Scom/PMSL]