Semae Encerra O Ano Com Grande Diminuição Na Dívida E Entrega De Três Importantes Obras

Semae encerra o ano com grande diminuição na dívida e entrega de três importantes obras

Pouco mais de seis meses depois de assumir a direção-geral do Serviço Municipal de água e Esgotos (Semae) – e seguindo os mesmos passos de seu antecessor, o vice-prefeito, Daniel Daudt –, a gestão de Gilberto Millão na autarquia chega ao fim de maneira muito positiva.

O mandato continuou a diretriz de reestruturação financeira e retomada das grandes obras que já havia iniciado com Daniel Daudt, tendo como resultado a recuperação, quase que na sua totalidade, das contas do Semae. “Quando a gestão do vice-prefeito assumiu a autarquia, as dívidas giravam em mais de R$ 22 milhões. Em um ano, conseguimos diminuir esse valor para menos de R$ 7 milhões. E até o final do mês de dezembro, queremos diminuir ainda mais”, explica o diretor financeiro da autarquia, Guilherme Magro. “Queremos entregar uma situação financeira muito mais favorável para a nova gestão, que assumirá no ano que vem”, acrescenta.

Para chegar a este resultado, a direção-geral definiu a sustentabilidade econômica como uma das prioridades pela gestão; buscando o equilíbrio entre receita e despesa; retomando o pagamento em dia de despesas que possuem incidência de juros e multa; e parcelando, via Câmara de Vereadores, valores mais antigos e expressivos junto aos credores. Com isso, ações essenciais foram tomadas e obras fundamentais, que se arrastavam há anos, puderam ser reiniciadas e entregues.

“O mais importante foi isso. Conseguimos retomar e entregar três grandes obras da nossa autarquia e que vão proporcionar que não haja falta de água durante os próximos 25 anos na cidade”, lembrou o diretor-geral, Gilberto Millão. As obras em questão são a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Distrito Industrial, a nova Elevatória de Água Bruta (EAB) e a ampliação da Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA 02). Todas entregues no último mês de setembro e que estão em pleno funcionamento.

Todos os resultados e ações realizadas durante o ano já estão sendo repassadas para a equipe de transição, que assumirá o Semae a partir de 1º de janeiro. “Temos a certeza que fizemos o melhor pela autarquia. Trabalhamos em prol do Semae, não por partidos políticos, mas para recuperá-lo e fazê-lo voltar a crescer”, destaca Millão.