Semae Ampliará Prazo De Instalação De Caixas De Gordura

Semae ampliará prazo de instalação de caixas de gordura

Proprietários de bares e restaurantes de São Leopoldo terão mais prazo para modificarem a caixa de gordura. “Já encaminhamos ao prefeito municipal a alteração do Decreto Municipal nº 8.165, de 14 de julho de 2015, que concede um prazo maior para a instalação de caixas de gordura em estabelecimentos comerciais.” A declaração do diretor do Semae, Márcio Rubert, foi dada após reunião com a Procuradoria Jurídica da autarquia na manhã dessa quarta-feira (18). A prorrogação do prazo atende reivindicação de empresários do setor.

“O Semae não quer multar, mas, melhorar o sistema de esgotamento cloacal”, destaca Márcio. O diretor explica que devido às reivindicações dos proprietários, foi constatado que o prazo para modificar a caixa de gordura era pequeno. No decreto antigo o proprietário tinha 30 dias para apresentar o projeto aprovado pela Diretoria de Planejamento e 15 dias para comprovar a execução. “A mudança que estabelece adequação amplia para 60 dias e igual período para a execução”, diz Márcio.

Obstrução

Segundo o diretor, devido ao grande número de ocorrências que o Semae atende de desobstruções de esgotos cloacais, em 2015 a autarquia intensificou a fiscalização nos estabelecimentos comerciais da cidade. Foi constatado que a grande maioria não possui caixa de gordura dimensionada, de acordo com as normas técnicas, para evitar que o óleo seja despejado direto nas redes, o que impede a obstrução e problemas ao meio ambiente.

Culpada pela maioria dos problemas de obstrução da rede cloacal, a gordura é a vilã número um dos casos de entupimento nas redes de esgoto cloacal, provocando problemas tanto para os imóveis residenciais como para os comerciais. O óleo descartado se transforma em blocos sólidos entupindo redes e a caixa de gordura, obedecendo às normas, é usada para reter o material antes de ele ir para a tubulação. “Os cuidados com a caixa de gordura não é apenas uma exigência, mas, uma contribuição para evitar a degradação do meio ambiente”, finaliza Márcio.