VÁLVULA NA IMPERATRIZ | Via asfaltada e liberação total prevista para o final de semana
A via na Av. Imperatriz Leopoldina, que foi aberta para a execução de uma importante obra, com a colocação de uma válvula em uma das adutoras do Semae que passam no local, foi asfaltada nesta quarta-feira (6). O trânsito seguirá parcialmente liberado por conta da tampa de concreto colocada sobre a caixa e que protege a nova válvula. A tampa em questão precisa de um tempo mínimo de cura de sete a oito dias, após a sua fabricação, e para evitar danificações em sua estrutura, é preciso evitar o trânsito – principalmente de veículos pesados – sobre a estrutura.
Com isso, o trânsito deverá ser totalmente liberado no sábado (9). A via está devidamente sinalizada para evitar eventuais acidentes
Entenda o funcionamento da nova válvula
Na avenida Imperatriz, a adutora que abastece a Zona Sul de São Leopoldo é mais antiga e frágil, sendo a estrutura que mais rompe e por isso será trocada futuramente. No lado oposto da via, há uma segunda adutora, que abastece a Zona Norte de São Leopoldo. Assim, em possíveis rompimentos na adutora da Zona Sul, com a instalação da válvula, será possível realizar o manejo de águas, conectando as duas adutoras em um ponto que permite que o eventual reparo da adutora da Zona Sul seja feito sem a necessidade de desabastecer nenhuma região do município.
As duas adutoras são interligadas, em suas extensões, em um ponto próximo à nova válvula. O acesso ao registro para realizar as manobras será por meio de uma caixa de alvenaria com tampa de concreto, próxima à ponte do Arroio Kruze, no qual também foi instalada uma rede para expurgos. A obra foi realizada com recursos próprios da autarquia.
Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 | Foto: Chico Júnior | Ascom Semae