skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
PROGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE REDES | Trabalhos Iniciam No Bairro Fião

PROGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE REDES | Trabalhos iniciam no Bairro Fião

O Semae iniciou ao longo desta semana a substituição da rede de água do bairro Fião, por meio do programa de Substituição de Redes. A nova rede já está em curso da mesma forma que foi executada no Centro, pelo método não destrutivo (MND), técnica que possibilita a passagem das tubulações de abastecimento de água sem a necessidade de abertura de valas, o que torna a execução mais econômica.

O material utilizado é o mesmo da etapa anterior, o PEAD (polietileno de alta densidade), de tecnologia atual, que possui alta durabilidade e resistência mecânica, o que possibilita a redução de rompimentos e de vazamentos de rede, diminuindo os custos de distribuição de redes e aumentando a eficiência do sistema.

O Fião é o bairro, depois do Centro, com a rede de distribuição de água mais antiga do município, seguindo um critério estabelecido de trocar as redes mais antigas e com maiores perdas de água tratada. De acordo com o assessor técnico de Engenharia, Ronan de Jesus, já foram alocados R$ 3 milhões com recursos próprios da autarquia para o andamento das obras até o final do ano.

De acordo com o diretor-geral, Geison Freitas, o início do trabalho em um novo bairro representa um grande passo para a melhoria do sistema de distribuição de água no município. “As redes mais antigas são as mais problemáticas, pois apresentam maior perda de água e, consequentemente, menor pressão. O programa de Substituição de Redes é um marco no município e no Semae, pois estamos entregando tecnologia e inovação para os cidadãos que, muitas vezes, não têm a dimensão de toda a complexidade que representa a chegada da água nas suas torneiras”.

Texto: Chico Júnior Mtb 19102 / Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae

Back To Top

Send this to a friend