Seminário Em Defesa Do Saneamento Público Ocorre No Teatro Municipal De São Leopoldo

Seminário em defesa do saneamento público ocorre no Teatro Municipal de São Leopoldo

Na tarde desta segunda-feira, 13 de dezembro, o Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae), promoveu em alusão aos 50 anos da autarquia, um Seminário em defesa do saneamento público, abordando temas como acesso universal à água como um direito de todos, preservação dos recursos hídricos e bacias hidrográficas, regionalização do saneamento e contexto da privatização no Estado e no Brasil.

Durante o evento, uma das questões mais levantadas foi sobre a importância da luta contra a privatização. De acordo com o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o Semae vem apresentando todos os requisitos necessários para continuar a própria gestão do saneamento básico da cidade, através de um trabalho de qualidade e transparência. “O Semae completa 50 anos como uma autarquia conhecida internacionalmente, sendo um modelo de prestação de serviço de qualidade e também de sua relação com o Rio dos Sinos”, destacou. Além disso, Vanazzi, expressou sua opinião contrária à privatização do serviço: “A água é um bem público e um bem da vida. Nós somos resistência contra o novo marco regulatório, que quer privatizar o serviço de saneamento básico. Com a privatização quem acaba arcando é a comunidade, muitas vezes de baixa renda”, afirma.

Questões sobre a preservação dos recursos hídricos e das bacias, como forma de acesso universal à água, também ganharam grande destaque através da participação do prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas, que destacou a importância da água como bem do povo. “O índio Sepé sempre disse ‘que essa terra tem dono’, ou seja, é o povo que é dono da terra. É o povo de São Leopoldo que é dono dessa água e que precisa ter o atendimento social”, argumenta ao defender a importância de contrariar o ato de privatização.

O secretário executivo da Assemae, Francisco Lopes, pontuou sobre as privatizações e sobre a continuidade dessa luta em defesa do serviço realizado pelos municípios. “O melhor modelo para o saneamento básico é a gestão pública”, aponta.

O secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter, explicou sobre o propósito de fiscalizar e analisar a planície e a preservação do território para manter o objetivo de revitalizar o Rio dos Sinos. “O nosso trabalho, a partir desse mapeamento, é possibilitar que a água chegue nas bacias e nos lugares corretos, para que os servidores do Semae possam captar e assim levar para a casa dos leopoldenses”, explica.

Defendendo as nossas bacias hidrográficas como moradia universal, Nelton Friedrich, colocou em sua fala um pedido pelo futuro e incentivo do apoio popular à proteção da nossa natureza. “Temos o hábito, nos últimos 300 anos na história da humanidade, de não compreender a natureza. De que precisamos cuidar do nosso pedaço de terra e desse nosso espaço. Se nós cuidarmos bem de onde nós vivemos, nós vamos fazer uma grande contribuição. Porque pela primeira vez os seres humanos estão entendendo o que é uma cidadania planetária”, finaliza.

Conforme o  vice-prefeito de São Leopoldo e diretor-geral do Semae, Ary Moura, que fez parte da abertura e recepção dos convidados do seminário, a discussão sobre esse tema apresenta relevância não só para São Leopoldo, mas também para todo nosso país e estado. “A autarquia tem o compromisso de levar o abastecimento de água de qualidade a todos os leopoldenses. Atualmente, o Semae vem crescendo como distribuidor de água, atendendo quase toda a cidade. Também estamos lutando para que essa seja a mesma realidade do serviço de esgoto e por isso estamos trabalhando cada vez mais para fornecer todos esses serviços a toda a população”.

O evento contou com a fala do vice-prefeito de São Leopoldo e diretor-geral do Semae, Ary Moura, o ex-diretor de Coordenação de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) e secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas, e o secretário executivo da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), Francisco Lopes. Também estavam presentes no local membros da sociedade civil e outras autoridades.

[Texto: Sara Nedel Paz | Jornalista responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 / Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom/Semae]