skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
POR DENTRO DO SEMAE | Coletas São Realizadas Regularmente Para Testar A Qualidade Da água

POR DENTRO DO SEMAE | Coletas são realizadas regularmente para testar a qualidade da água

Foto: Digue Cardoso

Os padrões de qualidade de água que o Semae entrega aos usuários são analisados nas amostras coletadas em 56 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) distribuídos pelo município. Os pontos servem como parâmetro para conferir a integridade do sistema de distribuição e verificar as condições da água que é destinada para consumo em residências e estabelecimentos comerciais e industriais.

A coleta ocorre pelo menos uma vez por semana, sendo dividida em quatro rotas, uma a cada dia. Todos os parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos exigidos são analisados nas amostras dos PCQs. Elas são utilizadas como resultado comprobatório do tratamento de água e para verificar alterações no sistema de distribuição que podem ocorrer por necessidades de intervenção nas redes para manutenções.

Foto: Digue Cardoso

O plano de amostragem da rede de distribuição do Semae é composto pelos PCQ’s, assim como os reservatórios de água. Ele obedece a distribuição uniforme das coletas e a representatividade dos pontos no sistema, acompanhando a qualidade da água de maneira uniforme em todo o município.

Back To Top

Send this to a friend