skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Semae Sofre Ataque Hacker

Semae sofre ataque hacker

O Semae foi vítima de um ataque cibernético nesta semana, causando a interrupção nos sistemas, especialmente no Sistema Comercial Integrado (SCI), e impactando os serviços, como troca de titularidade, acesso a matrículas, solicitação de tarifa social e vistoria local, que estão sendo gradativamente restabelecidos.
No acesso criminoso à rede, dados foram corrompidos e arquivos, inclusive os backups, foram sequestrados. Após o ataque, os acessos a importantes documentos das áreas, como projetos de engenharia, estão inacessíveis. A investigação está sendo conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). Por orientação da Polícia Civil, nenhum contato foi realizado entre as partes, após a tentativa de extorsão.
A Gerência de Tecnologia da Informação está trabalhando para o restabelecimento dos arquivos, para que os servidores tenham condições de seguir com as rotinas de trabalho. No momento, os serviços de atendimento ao cliente, comercial e financeiro estão todos em funcionamento. O abastecimento de água e o tratamento do esgoto não foram impactados.
Crimes virtuais de estelionato e extorsão são cada vez mais frequentes, entre eles, têm ocorrido com maior frequência os ataques a órgãos públicos, como exemplo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em maio de 2021, do Supremo Tribunal Federal e do Ministério da Economia, em agosto de 2021, e do Ministério da Saúde, em dezembro de 2021.
Back To Top

Send this to a friend