skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Semae Realiza Atividade Para Apresentar Os Benefícios Do Programa De Substituição De Redes

Semae realiza atividade para apresentar os benefícios do Programa de Substituição de Redes

Com atendimento da Unidade Móvel e distribuição de panfletos na esquina das Ruas Conceição e Independência, na manhã de hoje, o Semae apresentou à comunidade os benefícios do Programa de Substituição de Redes.

Lançado em outubro do ano passado, o projeto que está em execução abrange as tubulações mais antigas do município e é realizado com recursos próprios da autarquia. Somente na primeira fase, estão sendo investidos R$ 3 milhões. Segundo o diretor-geral do Semae, Nestor Schwertner, a ação faz parte do Planejamento Estratégico estabelecido em 2017 e busca garantir o abastecimento de água em São Leopoldo pelas próximas décadas.

“Conseguimos reduzir o índice de perdas de água em 37% entre 2017 e 2019. Agora, trocando os canos antigos, alguns da década de 1920, vamos obter resultados ainda mais satisfatórios. Vamos ter menos rompimentos e vazamentos, menos manutenção e, consequentemente, retirar menos água do Rio dos Sinos”, afirmou.

O PROGRAMA

Com início pelo Centro, onde estão as redes de ferro e de cimento amianto mais antigas de São Leopoldo, o Programa de Substituição de Redes vai garantir a melhora do abastecimento em toda a cidade. Isso porque estas redes levam água para diversas regiões.

A nova tubulação é feita de polietileno de alta densidade (PEAD), material resistente e bastante flexível que não enferruja, não apodrece e não permite formação de crostas em seu interior, mantendo a vazão ao longo dos anos. O PEAD também tem baixo nível de necessidade de reparos e, quando necessários, eles são feitos com soldas que mantêm a peça única e evitam vazamentos. Sua vida útil é de, pelo menos, 50 anos.

Por apresentar flexibilidade, a tubulação em PEAD pode ser implantada a partir de um método não destrutivo, que dispensa a abertura de valas. Neste caso, a máquina perfura somente o espaço que será ocupado pela rede entre dois pontos (entrada e saída).

Ao substituir as redes de água, o Semae passa a constituir setores de manobra. Com este modelo, cada quadra conta com um registro próprio. Isto garante maior precisão na detecção de problemas e menor impacto na rede de distribuição.

Back To Top

Send this to a friend