skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Semae Passa Por Período De Estiagem Sem Realizar Racionamento De água

Semae passa por período de estiagem sem realizar racionamento de água

Durante cerca de quatro meses de estiagem, com falta de chuvas causadas pelo fenômeno La Niña, e o nível do Rio dos Sinos abaixo do normal, oscilando entre 1m e 1,8m, o Semae não precisou realizar racionamento de água em São Leopoldo. Agora, a situação climática no estado e o nível do Rio vêm se normalizando.

O não racionamento deve-se às melhorias realizadas pela autarquia em suas estruturas nos últimos anos. Em 2022, como exemplo, a Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA 2) passou por reformas no floculador 3, que foi impermeabilizado e teve seu madeiramento substituído. Além disso, houveram reformas nos filtros 1 a 5, nos leitos e impermeabilização das respectivas paredes. Para estas obras foram investidos mais de 3 milhões e 200 mil reais.

A ETA 2, atualmente, trata mil litros de água por segundo, e sua capacidade pode ser ampliada para até 1500 litros de água por segundo. Esse processo não foi interrompido durante o período de baixa no nível do Rio dos Sinos, também por conta de melhorias realizadas na Elevatória de Água Bruta (EAB). A EAB do Semae consegue realizar captação mesmo com a marcação do Rio estando abaixo de 1m, pois possui seis motobombas que operam em sistema anfíbio, ou seja, submersas.

Na EAB, o Semae já investiu, desde 2019, cerca de 2 milhões de reais em melhorias, como a instalação de nova bomba no subsistema, aumento na capacidade de bombeamento no local e manutenções preventivas no sistema elétrico. Mais 250 mil reais ainda serão investidos na aquisição de um transformador de 750kVA e instalação de cabos que conectam o aparelho ao Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT).

Para o diretor-geral, Geison Freitas, as melhorias realizadas no Semae, levam São Leopoldo para outro patamar na relação com a captação e o abastecimento de água. “Foram mais de 360 cidades do RS que decretaram situação de calamidade ou emergência em razão da estiagem e São Leopoldo, mesmo com toda a seca no estado, conseguiu não ter nenhum tipo de racionamento. Isso vem da visão e investimentos do Governo Vanazzi ao longo do tempo no sistema de captação de água. Hoje, a autarquia está em pleno desenvolvimento e isso é fruto de planejamento, sustentabilidade financeira e capacidade de investir”, afirma.

Nos próximos meses, o Semae vai atuar em diversos projetos para melhorias na rede de distribuição de água e sistemas de reservação, e ampliação do índice do esgoto tratado no município, avançando na adequação ao Marco Regulatório do Saneamento.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) e Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae

Back To Top

Send this to a friend