skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
SEMAE NO CONGRESSO DA ABES | Diretor-geral Prestigia Empresas Leopoldenses

SEMAE NO CONGRESSO DA ABES | Diretor-geral prestigia empresas leopoldenses

Durante a participação do Semae no 32º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), a comitiva formada por servidores e o diretor-geral, Geison Freitas, também visitou a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (FITABES), que integra o Congresso, em busca de novidades a serem colocadas em prática na autarquia. O evento ocorre entre os dias 21 e 24 de maio, em Belo Horizonte (MG).

Na Feira, o diretor-geral prestigiou três empresas de São Leopoldo que prestam serviços ao Semae e são referências nacionais. A Coester, do bairro Vicentina, que é líder em automação para saneamento; a Top Vargas, do bairro Padre Reus, empresa especializada na colocação de redes por método não destrutivo e que está sendo utilizado no Programa de Substituição de Redes; e a HIGRA, do bairro Arroio da Manteiga, que é especialista em desenvolvimento de equipamentos e sistemas de tecnologia hídrica, como bombas anfíbias, aeradores e turbogeradores.

O diretor-geral do Semae, Geison Freitas, reforça que a autarquia está presente no Congresso para trazer melhorias para o abastecimento e saneamento de São Leopoldo. “Para além das apresentações de trabalhos técnicos dos nossos servidores, estamos aqui em busca de alternativas tecnológicas para modernizar o Semae, aumentando a eficiência dos nossos serviços. Também, é muito gratificante encontrar empresas leopoldenses, que são parceiras nossas, presentes num evento dessa magnitude e importância”, coloca.

Além das empresas leopoldenses, o diretor-geral prestigiou empresas nacionais como a Atlantis Saneamento e também a IMPROV Equipamentos, que irá produzir uma abraçadeira de metal específica para ser testada na adutora Imperatriz Leopoldina. Com a tecnologia da abraçadeira, seria possível diminuir de 12 a 18 horas o tempo de conserto em um novo rompimento.

Participação do Semae no Congresso da ABES
Durante os quatro dias de evento, considerado o mais importante na área de saneamento no Brasil, cinco trabalhos de servidores do Semae foram selecionados para serem apresentados no Congresso. Foram eles:
• Painel “Sistema separador absoluto ou sistema unitário: uma polêmica atual? (Diálogos Setoriais)” – entre os palestrantes, o assessor técnico de Engenharia do Semae, Ronan de Jesus;
• Lodo de ETA como insumo na fabricação de tijolos convencionais – diretora de Operações, Viviane Feijó Machado;
• Da crise à oportunidade: a gestão da comunicação nas redes sociais diante do rompimento de uma grande adutora – Relações Públicas, Caroline Rick;
• Projeto Guardiões da Água: a Educação Ambiental desenvolvida através das artes – técnica em Química, Fernanda Bicoski;
• Migração para o Mercado Livre de Energia Elétrica: uma oportunidade na redução de custos com energia elétrica em uma empresa do segmento de saneamento – diretor de Planejamento do Semae, Vicente Jaeger Fonseca.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Fotos: Divulgação | Ascom Semae

Back To Top

Send this to a friend