Semae E Comunidade Indígena Por Fi Ga Constroem Sistema De Tratamento De Esgoto Que Utiliza A Natureza Como Inspiração

Semae e Comunidade Indígena Por Fi Ga constroem sistema de tratamento de esgoto que utiliza a natureza como inspiração

O Semae, através da Assessoria de Educação Ambiental em parceria com a Comunidade Indígena Kaingang Por Fi Ga, está implantando um sistema para tratar o esgoto da comunidade, no qual produz frutos a partir da segregação dos esgotos e do uso de bananeiras.

O sistema é chamado de “tanque de evapotranspiração – TEvap” e busca solucionar um problema que a aldeia enfrenta de esgoto a céu aberto e os males ocasionados por ele, como odores e doenças.

Neste sistema, a água dos vasos sanitários é separada das de lavagens de roupas e pias (águas cinzas), entra no tanque onde é tratada e parte dos nutrientes absorvido pelas plantas e o restante da água evapora para a atmosfera. Já as águas cinzas, com menor potencial poluidor, serão encaminhadas para círculos de bananeiras, sistema simplificado, também natural, gerando mais alimento.
O biólogo Daniel Santos fala sobre a eficiência do serviço: “É uma opção de tratamento mais eficiente e barata. O sistema é simples na sua concepção e ao mesmo tempo sofisticado, pois a natureza faz o trabalho para gente, tratando a água ao invés de gerar poluição e doenças. É um sistema fechado que atenderá com o tempo as 228 pessoas que moram na localidade”. Daniel também garante que esse sistema tem 100% de eficiência, pois não gera efluentes e nem contaminação do solo.

O Cacique Elton, líder da Comunidade e parceiro na execução da obra, agradece a oportunidade e a atenção do Semae. “Agradecemos por esse privilégio. É uma evolução para melhorar nossa aldeia. Só temos a agradecer ao Semae que esteve aqui para conseguir fazer este projeto”.

Na última semana, o diretor-geral do SEMAE, Maurício Miorim, visitou a aldeia para conhecer o sistema implantado. “É um trabalho importante, pois a gente tem a meta de universalizar o saneamento até 2033 e essa é mais uma tecnologia para alcançar esse objetivo. Queremos enquanto poder público dar todo o apoio e respaldo para que este projeto seja ampliado e sirva de exemplo pra outros lugares”, afirmou o diretor, em conversa com lideranças Kaingang, na sexta-feira (26/04).

Texto: Gabriel Muniz – Estagiário de Jornalismo | Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 | Fotos: Digue Cardoso