Apesar Da Chuva Intensa Bombas Trabalham Normalmente

Apesar da chuva intensa bombas trabalham normalmente

Apesar das chuvas intensas, as cinco casas de bombas de drenagem sob a responsabilidade do Semae estão trabalhando sem problemas. Por enquanto, segundo os técnicos da autarquia, os equipamentos estão trabalhando a pleno para evitar e minimizar os prejuízos que possam ser caudados por inundações.

Conforme Márcio Rubert, diretor-geral do Semae, o aumento da população tem provocado impactos significativos na infraestrutura de recursos hídricos. “Um dos principais impactos que tem ocorrido na drenagem urbana é o aumento da frequência e magnitude das inundações”, ressalta Márcio. O diretor chama atenção também para a degradação ambiental.

Responsabilidade

As bombas são gerenciadas pelo Semae, mas a responsabilidade é do Ministério da Integração e segundo a diretoria do Semae, há muito não passa recursos para a autarquia. O DNOS desde 2009 repassou à prefeitura a responsabilidade e essa indicou o Semae como gerenciador. “Dependemos de verba federal para qualquer serviço ou revitalização da casa de bombas e muitas vezes o processo é demorado. Enquanto isso, gastamos recursos próprios para o funcionamento dos equipamentos”, destaca Márcio.