skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Rio Dos Sinos Dá Os Primeiros Sinais De Baixa

Rio dos Sinos dá os primeiros sinais de baixa

Com a acompanhamento do nível do Rio Sinos, o monitoramento realizado pelo Semae ocorre de hora em hora na régua localizada na Elevatória de Água Bruta (EAB), localizada na Av Imperatriz Leopoldina, onde ocorre a captação da água em São Leopoldo. Pelas últimas parciais, o rio começou a baixar.

Com pico de 7,35m, registrado entre 15h30 e 21h38, desta segunda-feira (19), às 23h55 o nível apontava para 7,29m, uma redução de 6 centímetros em cerca de duas horas. Nesta terça-feira (20), o Rio marcou 7,10m às 9h36, uma redução de 25 centímetros desde a maior marcação do dia anterior.

Mesmo com a sua captação submersa, o Semae manteve o abastecimento de água no município no momento mais crítico. Nos últimos anos, a autarquia investiu R$ 16 milhões em novas tecnologias e melhorias na unidade de captação. A EAB recebeu turbogerador de monitoramento, inserção de válvulas comandadas a distância, mas, principalmente, a inclusão de motobombas anfíbias, que podem funcionar dentro e fora d’água. As motobombas de sistema anfíbio do Semae operam submersas, o que permite que o abastecimento de água não seja interrompido com inundações, ou com o nível do Rio do Sinos estando abaixo de 1 metro no local.

Texto: Chico Júnior. Mtb 19.102  e Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae

Back To Top

Send this to a friend