PREVENÇÃO DE CHEIAS | Ações Preventivas Do Semae Para Os Próximos Dias De Chuvas

PREVENÇÃO DE CHEIAS | Ações preventivas do Semae para os próximos dias de chuvas

O Semae vêm trabalhando durante a semana para a prevenção de grandes transtornos diante das fortes chuvas previstas para o final de semana. A Defesa Civil de São Leopoldo emitiu um alerta para tempestade e risco de cheias entre os dias 7 e 8 de julho. Entre esta sexta-feira (7) e o sábado (8), são esperados de 50 a 80mm de chuva, podendo chegar a 100mm/dia em alguns pontos do estado. Durante o sábado, o volume deve variar entre 50 e 70mm/dia. Os acumulados previstos ao final dos eventos climáticos ficam entre 80 e 120mm, e 150mm em alguns pontos.

Nas cinco casas de bombas do Semae em São Leopoldo, há 21 bombas no total. A partir de hoje (7), 19 delas estão em funcionamento. Duas bombas estão em manutenção, devido às cheias do mês de junho, mas as que estão ativas atualmente dão conta do volume de chuvas previsto. Na casa de bombas da João Corrêa, seis das sete bombas estão ligadas. Na Campina, todas as seis estão em funcionamento e no Centro, são cinco das seis bombas.

O diretor-geral do Semae, Geison Freitas, em live realizada na Rádio Prefeitura de São Leopoldo diretamente da casa de bombas da João Corrêa, reforça os trabalhos realizados pela autarquia nos últimos dias. “Nós trabalhamos essa semana incansavelmente para deixar as casas de bombas prontas, trabalhando na drenagem e nos preparando para essa chuva que a Defesa Civil vem nos alertando que pode ser rigorosa”, coloca o diretor.

Segundo o gerente de Manutenção de Esgoto e Microdrenagem do Semae, Josnei Barcelos, na quinta-feira (6) a autarquia realizou a limpeza de valas de São Leopoldo e fez o desassoreamento dos arroios Gauchinho, João Corrêa e Cerquinha. Além disso, Barcelos explica que por meio do serviço de Telemetria as equipes do Semae conseguem saber qual ponto da cidade mais precisa de auxílio de forma emergencial. A Telemetria acompanha em tempo real os níveis dos reservatórios, o status das motobombas, o status de válvulas, grandezas elétricas de cada elevatória, informações de pressão de sucção e recalque, vazões de macromedidores e alarmes para atenção quando cada parâmetro definido é atingido.

O gerente de Manutenção de Esgoto e Microdrenagem ainda aponta que os servidores do Semae estão de prontidão para eventuais transtornos: “Estamos com as equipes preparadas em sobreaviso, com máquinas, caçambas e material, tudo que for necessário, durante 24 horas. Caso seja preciso, estaremos prontos para atender a comunidade”.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae