Parceria entre Semae e cooperativa alemã busca transformar lodo de esgoto em fonte de energia
Na manhã desta quarta-feira (27/03), o Semae realizou o terceiro encontro, sendo dois no Brasil e um na Alemanha, com o representante da cooperativa alemã, Stephan treuke, que busca uma parceria técnica com a Autarquia. A união começou na ida de uma comitiva do Governo Municipal ao país europeu para buscar novas tecnologias de saneamento, em fevereiro. Agora, ambos buscam viabilizar um projeto que transforma o lodo, gerado no processo de tratamento do esgoto, em fonte de energia.
A cooperativa alemã chamada de “Emschergenossenschaft”, realiza o tratamento e gestão da água em 63 cidades da Alemanha. A parceria, firmada com a vinda do alemão ao Brasil, busca promover o reuso da água, criando um ciclo econômico a partir desta reutilização, ou seja, fazer uma forma sustentável para reaproveitar a água tratada do esgoto e converter o lodo em energia a partir da secagem solar térmica.
“O projeto está sendo viabilizado para gerar um benefício futuro para a cidade, mas que podemos ampliar para toda bacia do Rio dos Sinos. Estamos pensando na sustentabilidade, meio ambiente e futuro do nosso rio”, contou o chefe de gabinete do Semae Maurício Miorim.
Seguindo na mesma ideia, Stephan diz que, “A meta final é recuperar os rios. São Leopoldo pode ser piloto para outras cidades que embarcam na mesma direção de despoluição dos rios e de reuso da água de esgoto”.
Texto: Gabriel Muniz – Estagiário de Jornalismo | Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 | Fotos: Digue Cardoso