Semae Participa Das Atividades Do Programa De Cooperação Urbana Internacional Da União Europeia

Semae participa das atividades do Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia

Nessa terça-feira (8), diretores do Semae conduziram os trabalhos iniciados na segunda-feira no encontro bilateral entre São Leopoldo e Viana do Castelo (Portugal), cidades que participam do Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia (IUC LAC).

Na parte da manhã, a comitiva – composta por membros do governo municipal de São Leopoldo, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Eixo Atlântico – visitou a Higra, empresa leopoldense que produz bombas anfíbias e aeradores para os setores de água, irrigação, saneamento básico, usinas, mineração e indústrias.

Em seguida, o grupo acompanhou o processo de captação de água do Semae, na Estação de Água Bruta da autarquia, localizada no Bairro Pinheiros. Logo depois, deslocou-se para a Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina, onde verificou os procedimentos de purificação da água e o funcionamento do Centro de Controle Operacional.

A tarde foi reservada para apresentação de projetos realizados no âmbito do saneamento nas duas cidades. Na presença do prefeito Ary Vanazzi, o diretor-geral do Semae, Anderson Etter, e o diretor de Manutenção Hidráulica e Eletroindustrial, Everson Gardel, abordaram as ações implantadas pela autarquia para redução de perdas e eficiência hidroenergética.

O secretário-geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Xoan Vasquez Mao, enfatizou que os interesses do grupo estrangeiro abrangem três grandes eixos: a cooperação tecnológica, a expansão empresarial e a colaboração governamental.

As atividades do Programa de Cooperação Urbana Internacional em São Leopoldo seguirão até quinta-feira (10). Em junho, será a vez dos leopoldenses conhecerem a infraestrutura portuguesa.