Estação De Tratamento De Esgotos Da Feitoria Inicia Fase De Testes

Estação de Tratamento de Esgotos da Feitoria inicia fase de testes

Nesta quarta-feira, 26, o prefeito Ary Vanazzi e o diretor do Semae, Nestor Schwertner, fizeram ato de Retomada do Funcionamento da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Feitoria, após quatro anos sem funcionamento. Nesta fase, o tratamento de esgotos na Feitoria atuará de forma preliminar, passando por fase de de observação e otimização de seu desempenho. A retomada do funcionamento da Estação de Tratamento de Esgotos da Feitoria tem como objetivo imediato a redução do dano ambiental, dentro da área de abrangência da atual coleta de efluentes domésticos da região.  A capacidade máxima de tratamento é de 80 litros por segundo, quando estiver em funcionamento pleno.

As equipes do Semae trabalharam dedicadas para que fosse possível iniciar os testes, realizando  a reinstalação dos quatro aeradores, a desobstrução das redes de entrada de esgoto da ETE e as caixas de alvenaria na rede. Dentro de alguns meses a ETE estará no seu funcionamento pleno. “Com boa vontade e uma competente equipe tecnica foi possível colocar em funcionamento a ETE Feitoria, sem nenhum investimento externo. Esta fase de testes do funcionamento da ETE nos dá muito alegria, pois é uma promessa que fizemos junto do prefeito”, diz o diretor-geral do Semae, Nestor Schwertner. Para o prefeito Ary Vanazzi agora é hora de recuperar o tempo perdido. ” Estamos trabalhando para recuperar esta cidade, depois de quatro anos sem investimento nem no básico. Parabenizo toda a equipe do Semae pela dedicação em retomar o tratamento de esgotos desta região , que havia sido abandonado apenas por uma questão de manutenção”, salienta o prefeito Vanazzi.
Não está pautada neste momento a retomada da cobrança sobre o tratamento de esgoto das economias atendidas pela ETE Feitoria. Para que isso ocorra deverá ser feito o trabalho de identificação das redes de drenagem que efetivamente contribuem para formar o efluente tratado. Este trabalho está paralisado desde fevereiro de 2015 por falta de pagamento à empresa contratada. A retomada do cadastro técnico na área também está sendo retomado. Qualquer futura cobrança do tratamento na região deverá ser feita com base na efetiva comprovação da oferta do serviço e deverá ser precedida de aviso aos usuários.
A diretora de Operações do Semae, Viviane Feijó explicou o funcionamento da ETE:
Grade e Desanerador
Na chegada à ETE Feitoria, o esgoto passa por um gradeamento para remover resíduos sólidos como: sacolas plásticas, garrafas pet, entre outros, e por um desarenador para retirar os sólidos mais finos e areia, para que estes não interfiram no tratamento. Após esta etapa o esgoto entra no processo de remoção biológica da matéria orgânica.

Lagoa aerada
A ETE Feitoria realiza o tratamento aeróbio (com oxigênio), através de um sistema de lagoa aerada por aeradores de superfície. Os aeradores são equipamentos que funcionam 24 horas por dia, ininterruptamente e tem a função de oxigenar o esgoto e oxidar a matéria orgânica, proporcionando condições favoráveis para o crescimento de micro-organismos, além de promover uma efetiva mistura do lodo, evitando pontos de sedimentação.

Decantador
A próxima etapa é feita no decantador final, que tem como função separar o lodo biológico do efluente tratado, permitindo a clarificação do esgoto. O lodo resultante do processo é descartado em um leito de secagem e após atingir a umidade desejada, é destinado para um aterro sanitário.

Banhado Construído
A última etapa do tratamento consiste na passagem do esgoto através de um banhado construído, onde algas e micro-organismos se fixam num meio suporte feito de britas, formando um biofilme, removendo poluentes excedentes do processo e organismos causadores de doenças.

A – ETAPAS PREVISTAS PARA OPERAÇÃO
·         10/02 até 17/02 – Diagnóstico de Engenharia e Elaboração do Plano de ação para recuperação e reinício de operação;
·         17/02 até 07/04 – Monitoramento das condições do revestimento interno da Lagoa Aerada (LA);
·         10/02 à 21/04 – Manutenção e instalação dos aeradores flutuantes;
·         10/02 à 24/04 – Manutenções limpezas gerais na ETE;
·         10/03 à 24/04 – Adequação civil das caixas de desvios no sistema de coleta;
·         17/02 à 24/04 – Revisão/adequação do projeto, orçamento e elaboração de edital para recuperação e adequação da elevatória São Geraldo;
·         Maio à Setembro de 2017 – Licitação, contratação, recuperação e operação da elevatória São Geraldo;
B – Inicio da Pré-operação e Operação
·         24/04 -26/06 – período para aferir o funcionamento dos equipamentos e unidades operacionais e adaptações nas instalações dos coletores de esgoto;
·         Maio à Outubro/2017 – Alimentação da LA com esgoto, inoculação e aclimatação do sistema biológico da lagoa aerada;
·         Maio em diante – Monitoramento do sistema
·         Novembro/2017 – Regime permanente de operação.
C – Custos de terceiros previstos e efetivados
·         Análises químicas de piezômetros – R$ 2.500.00
·         Elevatória São Geraldo (orçado/previsto) – R$ 270.000,00
·         Caminhão hidrojato – R$ 9.000,00;
·         Aeradores (diversos) – R$ 5.000,00;
·         Adequação das caixas de esgoto pluvial – R$ 10.000,00;
·         Sistema de vigilância da elevatória São Geraldo – R$ 7.500,00.
D – Custos diretos
E – Amplitude de atendimento (Base Licença de Operação)
·         População atendida na fase A (atual) – 26.500 habitantes .