Semae explica nova tarifa
“Atendendo a uma determinação judicial e se adequando ao Código de Defesa do Consumidor, o Semae elimina a tarifa mínima vinculada a um consumo mínimo presumido e vai mudar o sistema de cobrança da água”. A declaração do diretor do Semae, Márcio Rubert, foi dada durante a entrevista coletiva realizada na tarde da segunda-feira, 15, na sala de reuniões da autarquia. Além da equipe diretiva, estava presente o promotor dr. Ricardo Rodrigues, 1º promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de São Leopoldo.
O diretor explicou que o novo sistema de cobrança será implantado nas contas de julho de 2015 com vencimento em agosto. A nova conta é calculada conforme o consumo de cada economia somada ao valor do serviço básico de disponibilidade de rede. Com isso o consumidor, segundo Márcio, pode reduzir o valor da conta fazendo o uso da água responsável. ”A principal mudança é que o novo modelo privilegia o consumo consciente da água porque quem consumir menos pagará menos”.
Justiça
Para o promotor de Justiça Ricardo Rodrigues o novo sistema tarifário do Semae busca restabelecer uma justiça tarifária, objetivo de todas as instituições. A autarquia, implantando a nova conta moderniza a cobrança da tarifa de água e do esgoto. “O Semae trabalhou arduamente para chegar a uma tarifa justa e atingir o maior número de pessoas beneficiadas”, destacou Ricardo.