skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
INOVAÇÃO | Semae Instala Novos Sensores De Monitoramento De Moto-bombas Na ETA 1

INOVAÇÃO | Semae instala novos sensores de monitoramento de moto-bombas na ETA 1

O Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (SEMAE) instalou novos sensores de monitoramento Wegstan de motobombas da Estação de Tratamento de Água São José (ETA 1). Os novos sensores estão sendo o projeto-piloto para auxiliar na manutenção das motobombas instaladas no sistema de abastecimento de água, nas redes de esgoto e também nas casas de bombas. Testes foram realizados nesta quinta-feira (15), dando início ao processo de inovação.

Conforme a equipe técnica, os sensores monitoram 24h/dia a temperatura e a vibração do equipamento. Caso detecte alguma alteração que possa causar danos ao equipamento, os sensores enviam um sinal por aplicativo para a manutenção mecânica do Semae, que realiza a inspeção e os reparos necessários.

Antes dos sensores, toda a medição era realizada manualmente pelas equipes de manutenção, de maneira periódica. Os sensores também terão um impacto financeiro positivo por atuarem na mitigação de possíveis danos ao equipamento e, consequentemente, na paralisação das motobombas.

De acordo com o diretor-geral, Geison Freitas, o Semae tem avançado em soluções tecnológicas que melhoram os serviços e ainda reduzem os custos operacionais. “Toda a inovação é bem-vinda, pois toda a tecnologia implementada, acaba trazendo benefícios diversos, seja nas rotinas de trabalho ou mesmo no planejamento financeiro”, destaca.

Texto e Foto: Miguel Thurler (estagiário de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102

 

 

Back To Top

Send this to a friend