Guardiões Da Água Recebem Formação Sobre Os 17 Objetivos De Desenvolvimento Sustentável Da ONU

Guardiões da Água recebem formação sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os oficineiros do Projeto de Educação Ambiental do Semae, Guardiões da Água, foram recebidos na última quinta-feira, (14), pela equipe do Centro Permanente de Educação Ambiental (CEPEA), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no Parque Imperatriz, para o início da capacitação em temas socioambientais. Na oportunidade, o grupo realizou uma trilha pelo parque e assistiu à palestra sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Na primeira atividade da formação, os Guardiões foram acompanhados pela bióloga Natasha, em uma das trilhas do local. A bióloga explicou sobre a fauna e a flora, e também contou a história de uma década e meia do parque, fruto da recuperação de uma área anteriormente degradada e cheia de resíduos domésticos. Hoje, o Parque Imperatriz é uma importante área de preservação ambiental, não só de São Leopoldo, mas do Rio Grande do Sul. Ao final da trilha, tiveram ainda a oportunidade de conhecer a Elevatória de Água Bruta (EAB), onde o Semae realiza a captação da água do Rio dos Sinos.

A palestra sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU foi apresentada por Yara Stockmanns, que contextualizou o seu surgimento e falou sobre os movimentos globais contra as mudanças climáticas. Os 17 ODS são: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.

Para enriquecer ainda mais a formação, os oficineiros tiveram a oportunidade de aprender a fazer composteiras com baldes reciclados, além de reutilizar e reciclar embalagens no cultivo de plantas e hortas. Outro tema importante da formação foi o uso das PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais) que têm grande valor nutritivo e são, muitas vezes, tratadas como ervas daninhas.

“O processo de formação é fundamental para a qualificação das oficinas ofertadas pelo projeto e é um momento de enriquecimento do conhecimento que será transmitido às comunidades da nossa cidade. Temos um grupo extremamente qualificado e com muita vontade de trabalhar. Tenho certeza de que o Guardiões da Água é um projeto fundamental para a formação das novas gerações”, disse a coordenadora do projeto, Ediana Krohn.

A formação segue nas próximas semanas, com temas como a alimentação saudável para reduzir os impactos ambientais, apresentação sobre os 50 anos do Semae, que será comemorado em dezembro e no decorrer do próximo ano, reunião de apresentação do grupo ao diretor-geral, Ary Moura, e encerra com visitas à Base Ecológica do Rio Velho e às instalações da autarquia. Em novembro os oficineiros darão início às suas atividades na região Nordeste da cidade, primeira etapa da nova fase do projeto.

De acordo com o diretor-geral, Ary Moura, essa nova fase do projeto tem um importante desafio, principalmente voltado à educação ambiental nas comunidades, especialmente para as novas gerações. “O grupo dos Guardiões está sendo capacitado para que possam transmitir essas informações nas comunidades e proporcionar maior autonomia em questões como preservação do meio ambiente, alimentação e hábitos saudáveis, saneamento básico e a sua relação com a saúde. Nosso foco será em toda a comunidade, mas especialmente nas crianças, pois elas representam as gerações futuras”, acrescenta.

[Texto e fotos: Chico Júnior. MTb 19.102 | Ascom Semae]