COVID-19 | São Leopoldo integra grupo internacional de saneamento
Com a participação do diretor-geral do Semae, Anderson Etter, o município passou a compor um grupo que reúne companhias de saneamento da Europa, da América Latina e da Oceania. O objetivo é a troca de experiências de gestão e controle da doença causada pelo coronavírus.
Etter, que também é diretor de Assuntos Internacionais da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), foi convidado a participar e explica que a equipe foi organizada pela multinacional Isle Utilities. Atualmente, são mais de 180 organizações envolvidas.
“A constituição deste grupo para utilitários de água e energia ao redor do mundo serve para o compartilhamento de aprendizados e experiências. Isto é crucial para o enfrentamento à pandemia. Considerando que os estágios de contaminação são distintos nos diferentes países, é possível fazer uso destas informações como subsídio para a tomada de decisão, inclusive de forma antecipada”, comenta.
A Isle é uma consultoria de tecnologia e inovação, cuja equipe é formada por engenheiros e cientistas. Além do envio de mensagens, o grupo conta com uma reunião semanal, às quintas-feiras, para atualização das situações.