JOÃO CORRÊA | Prefeito Ary Vanazzi Acompanha Trabalhos De Manutenção Na Casa De Bombas

JOÃO CORRÊA | Prefeito Ary Vanazzi acompanha trabalhos de manutenção na Casa de Bombas

? Digue Cardoso | Comunicação Semae

O prefeito Ary Vanazzi e o diretor-geral do Semae, Anderson Etter, visitaram na manhã desta segunda-feira (27) a Casa de Bombas da Avenida João Corrêa. Eles foram acompanhados pelo assessor técnico de Engenharia da autarquia, Everson Gardel, e pelo gerente de Manutenção de Esgotos, Robson Bueno, que apresentaram os reforços realizados no sistema elétrico do local. Para possibilitar o funcionamento simultâneo das sete bombas instaladas, foram adquiridos novos painéis de força e mais um transformador.

Durante a visita, quando puderam acompanhar a execução da limpeza da vala, Etter pontuou quais eram as condições do sistema de proteção contra as cheias em janeiro 2017. “Havia um descrédito da população sobre a eficiência da macrodrenagem. Especialmente quanto à Casa de Bombas da João Corrêa, onde apenas uma das sete bombas disponíveis tinha condição de operar. Isso porque, quando chovia na madrugada, os moradores da Vicentina, da Paim e da Vila Maria iam para as ruas preocupados. Hoje isto não é mais realidade porque tudo funciona plenamente”, explicou.

A Casa de Bombas da João Corrêa abrange a maior parte da cidade. Além dela, o município conta com outras quatro: no Arroio Cerquinha, na Campina, na Rodoviária e no Ginásio. As cinco são monitoradas em tempo real via software. E, em breve, também poderão ser acionadas à distância por um outro sistema que está sendo licitado. O prefeito Ary Vanazzi destacou que os recursos aplicados são todos do Semae.

“O sistema de macrodrenagem era de responsabilidade do governo federal, mas não houve mais repasse e nós tivemos que assumir. Primeiro nós recuperamos o que precisava, depois fizemos a manutenção e agora estamos fazendo investimentos para não deixar a nossa cidade debaixo d’água”, comentou Vanazzi.

Com o conjunto de ações executadas, a Casa de Bombas da João Corrêa passa a ter capacidade de vazão de 17.500 litros por segundo. “Antes era possível atender até 12.500 litros por segundo. Então, é um salto bastante significativo”, detalhou Gardel.

O trabalho é realizado com antecedência ao período chuvoso em modo preventivo. “As pessoas podem não estar pensando no inverno agora, mas nós estamos. Há quem diga que as bombas não estão ligadas ou que os operadores estão dormindo. Mas tudo funciona e é acompanhado em tempo real. Portanto, também é válido pedir que a comunidade faça a sua parte e descarte corretamente os resíduos, evitando que cheguem aqui e danifiquem os equipamentos”, concluiu Etter.

A visita foi transmitida ao vivo pela Rádio Prefeitura de São Leopoldo e o vídeo segue disponível para visualização aqui: https://bit.ly/2yKh9sL