Capacitação Visa Implantar Plano De Gerenciamento De Resíduos No Semae

Capacitação visa implantar Plano de Gerenciamento de Resíduos no Semae

As equipes das áreas de Gestão e Educação Ambiental do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) começaram, neste fim de junho, as capacitações para a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) nas unidades da autarquia. Nesta quarta e quinta-feira, dias 29 e 30, respectivamente, duas palestras foram feitas com colaboradores da Elevatória de Água Bruta (EAB) e da Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA II).

A implantação da PGRS é parte das ações para atendimento da Licença de Operação do Sistema de Abastecimento de Água, bem como para atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

“Ao se implementar o PGRS dentro das unidades do Semae, estaremos cumprindo com a responsabilidade pelo gerenciamento de resíduos das atividades prestadas pelos serviços públicos de saneamento básico. Mas, além disso, estaremos contribuindo para a melhoria da gestão integrada de resíduos sólidos no município e com o  envolvimento e comprometimento de cada funcionário nas diversas etapas desenvolvidas”, explicou a bióloga e supervisora do Departamento de Gestão Ambiental do Semae, Laís Moraes.

Fazem parte das etapas de implantação do PGRS: a realização de treinamentos para os servidores e colaboradores envolvidos, ajustes operacionais relacionados ao manuseio e à disposição interna dos resíduos sólidos, bem como a qualificação de prestadores de serviços para a destinação final ambientalmente adequada destes resíduos.

“O próximo passo é fazer o diagnóstico dos resíduos gerados em áreas como a sede da Diretoria de Manutenção de Esgotos (DME), o reservatório R1 e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s)”, comentou a coordenadora do setor de Educação Ambiental, Joice Maciel. “Mais adiante também estão previstas ações de melhoria e de sensibilização sobre a coleta seletiva nas áreas administrativas do Semae”, concluiu.

Saiba Mais

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) possui como principais objetivos, dentre outros:

– o estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços;

– adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais;

– a redução do volume e da periculosidade dos resíduos; a capacitação técnica continuada na área de resíduos sólidos;

– a integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

A lei evidencia também a hierarquia de prioridades nas ações de gerenciamento de resíduos, tais quais: a não geração, a redução, a reutilização, a reciclagem e o tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.