Câmara Técnica Discute Perdas De água E Aproveitamento Energético

Câmara Técnica discute perdas de água e aproveitamento energético

Na manhã desta quarta-feira (14), São Leopoldo sediou a 16ª reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

A atividade foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com duas palestras. Na primeira, o engenheiro Ricardo Röver Machado falou da taxa de crescimento natural das perdas. Depois, o engenheiro Everson Gardel tratou do controle de pressões com aproveitamento energético – utilizando o case Semae.

Após debates, o grupo que participou do encontro realizou a visita técnica ao turbogerador do Semae. O equipamento foi instalado na rede de abastecimento de água da Cohab Feitoria no final do ano passado e também faz parte do acordo de cooperação estabelecido pelo município com a cidade portuguesa de Viana do Castelo, a partir do Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia, América Latina e Caribe (IUC LAC).

O turbogerador, que também será instalado pela comunidade lusitana, garante o máximo aproveitamento hidroenergético. Ele controla a pressão das redes – evitando o rompimento das tubulações – ao mesmo tempo em que gera energia elétrica com o movimento de suas turbinas.

Ricardo Röver Machado é coordenador do Programa Especial de Gestão de Perdas da CORSAN e coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES Nacional e da ABES-RS

Everson Gardel é diretor de Manutenção Hidráulica e Eletroindustrial do Semae e secretário da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética