Amostra De Esgoto Mostra Maior índice Da Circulação Do Coronavírus Na População

Amostra de esgoto mostra maior índice da circulação do coronavírus na população

ETE Vicentina

Foto: Digue Cardoso

O último resultado da coleta de amostra de esgoto da ETE Vicentina é alarmante. O resultado da análise, referente à presença de coronavírus na rede, revelou o maior índice  da carga viral da população que contribui para o esgoto daquela região desde o início dos estudos. A coleta do dia 15 de março revelou a presença de 2.535.598 de cópias genômicas por litro, sendo que o maior valor, até então, era de 1.675.628 (Cg/L), referente a amostra do dia 1º de março. Um aumento da carga viral superior a 50% em apenas duas semanas.

Para o vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura, os novos números reforçam ainda mais a necessidade de imunização em massa da população. “A presença do coronavírus no esgoto serve de parâmetro para termos a real dimensão da situação que a saúde do nosso município atravessa. O governo federal precisa acelerar o processo de vacinação dos brasileiros sob o risco de perdermos ainda mais vidas. São mais de 300 mil mortes de Covid-19. Não existe outra saída, além da vacinação em massa”, afirma.

Pesquisa do Coronavírus no Esgoto

O Semae, junto com o CEVS, FEPAM, UFRGS, FEEVALE, secretarias municipais, Demae, Corsan, e outros parceiros, participa da pesquisa de detecção do coronavírus no esgoto em São Leopoldo. As coletas são realizadas na ETE Vicentina atende os bairros São Miguel e Centro, e parte dos bairros Santos Dumont, Rio dos Sinos e Vicentina, sendo responsável pelo tratamento de esgoto de cerca de 54 mil habitantes. As análises são realizadas no Laboratório de Microbiologia da UFRGS.

A pesquisa é importante porque acompanha a distribuição do contágio nas áreas monitoradas e esses dados podem ser utilizados para promover ações antes mesmo de serem registrados casos nas unidades de saúde.