COVID-19 | Servidores Do Semae São Testados

COVID-19 | Servidores do Semae são testados

Foto: Chico Júnior | Ascom

A partir da doação de 700 testes pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo, toda a força de trabalho do Semae está sendo examinada para a verificação da presença do novo coronavírus nos servidores, haja vista o atual quadro da pandemia. Ao todo, 497 trabalhadores foram convocados entre servidores, estagiários e terceirizados, além dos profissionais que estão trabalhando nas testagens, que são da Escola de Enfermagem da Paz. Os testes ocorrem até a próxima sexta-feira (26) e o que não for utilizado será devolvido.

A ação tem como objetivo monitorar ou rastrear os servidores que tiveram ou que estão com o coronavírus ativo, por meio do teste de anticorpos, sendo que o resultado sai em aproximadamente 15 minutos. Quem coordena a ação é o grupo Covid-19 do Semae, composto pela diretora de Administração, Vanderleia Carvalho Toldo, pelo

presidente da Cipa, Juliano Roques, pelo gerente de Sistemas Integrados, Alexsandro da Silveira Brito, pelo gerente de Recursos Humanos, Luis Fernando dos Santos, pela supervisora do Depto. de Gestão Ambiental, Laís Fernandes de Moraes, pelo supervisor do Depto. de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Rubinei Butzke, e pela servidora Tatiani Bortolazzo Mario.

De acordo com o diretor-geral, Ary Moura, a ação previne possíveis surtos dentro do Semae e identifica os focos de contágio, mesmo em casos assintomáticos. “Essa ação preventiva, com a colaboração do governo municipal, visa a proteção dos nossos servidores. A partir da identificação de casos positivos, imediatamente, nós adotamos as medidas previstas nos protocolos de segurança e, principalmente, cuidamos da saúde e do bem-estar dos trabalhadores da autarquia”, destaca.

Foto: Digue Cardoso | Ascom

Ao longo da pandemia, o Semae elaborou um plano de ação, visando reduzir os riscos de contágio do coronavírus. “Entre as principais ações, podemos citar a aquisição de máscaras de tecido e álcool em gel 70% (incluindo totens), as adequações estruturais no atendimento comercial (separação com acrílicos), aquisição de termômetros a laser, monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, distribuição de materiais gráficos e audiovisuais, e palestras sobre o autocuidado, para evitar a contaminação”, relata Alexsandro da Silveira Brito.