ÁGUA | Ocupação Esperança passa a contar com abastecimento do Semae
Nesta quinta-feira (17), o Semae conclui a implantação dos 628 metros de rede de água que vai abastecer os moradores da Ocupação Esperança. A obra, executada com recursos próprios da autarquia, faz parte do processo de regularização fundiária da área localizada no Bairro Santos Dumont e soma R$ 112 mil de investimento.
Para atender às 110 novas ligações, o Semae instalou 348 metros de tubulação em PVC e outros 280 metros em polietileno de alta densidade (PEAD). O segundo trecho foi executado na Rua Cora Coralina a partir do método não destrutivo, que dispensa a abertura de valas.
Segundo o diretor de Planejamento e Expansão da autarquia, Ronan Teodoro de Jesus, o Semae ficou responsável pelos projetos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. A drenagem e a pavimentação serão executadas pela Secretaria de Obras e Viação.
Para a auxiliar de produção Dienifer Ulrich, 30, moradora da Ocupação, a chegada da água representa o acesso da comunidade à saúde. “Nossa situação era bastante complicada. Para poder lavar as roupas, limpar a casa e tomar banho, por exemplo, eu precisava encher baldes e guardar para quando precisasse. Passar por uma pandemia sem água é muito difícil. Estamos muito felizes sabendo que nossa vida vai mudar muito a partir de agora”, comemorou.
O estudante de Pedagogia Francisco Ramos Veiga, 39, também destaca a melhoria em saúde proporcionada pelo fornecimento de água. “A água é fonte de vida. A gente usa ela para tudo. Ninguém escolhe tomar banho de caneca. Ninguém escolhe passar trabalho na vida. Temos certeza que a higiene e a saúde das pessoas vão melhorar demais. Só temos motivos para agradecer”, comentou.
Conforme o diretor-geral do Semae, Anderson Etter, a autarquia trabalha para garantir que a água chegue a todos os leopoldenses em quantidade e qualidade adequadas. “Nós vemos a água como um direito fundamental. Por isso, a missão que estabelecemos para a gestão 2017-2020 no nosso Planejamento Estratégico foi, justamente, promover a saúde da população a partir de serviços eficientes de esgotamento sanitário e de abastecimento de água. É com esta perspectiva que agora passamos a entregar água aos moradores da Ocupação Esperança”, concluiu