Água E Esgoto De São Leopoldo Passam A Ser Regulados Pela Agesan/RS

Água e esgoto de São Leopoldo passam a ser regulados pela Agesan/RS

A assinatura do termo de adesão à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan/RS) pelo prefeito Ary Vanazzi, nesta segunda-feira (19), representa um novo momento para o saneamento do município de São Leopoldo, mais precisamente nas atividades desempenhadas pelo Semae. Com a iniciativa, os serviços da autarquia passam a ser regulados pela agência, assim como será de responsabilidade da Agesan a elaboração dos estudos tarifários.

Viviane Feijó, diretora de Operação da autarquia e presidenta da Associação dos Funcionários do Semae (AFS) e do Comitesinos, destacou, em nome dos servidores, o orgulho e a tranquilidade que a regulação dá ao desempenho das atividades. “É um momento muito importante porque a regulação é um passo para aumentar os investimentos e melhorar a qualidade dos nossos serviços”, lembrou.

Representando a Agesan, a diretora de Administração e Finanças, Francieli Grings, reforçou o compromisso da agência em fortalecer vínculos de parceria. “Mesmo na condição de agência reguladora, nossa intenção sempre é atender melhor o usuário, dando mais condições técnicas para que possamos, juntos, atingir todas as metas do novo Marco Legal do Saneamento”, destacou.

Já o diretor-geral do Semae, Geison Freitas, deu créditos aos funcionários da autarquia nessa construção histórica e destacou a importância de cada um no processo de adesão à agência. “É o trabalho de todos os funcionários do Semae que nos permite, hoje, dar esse passo tão importante que nos coloca em outro patamar. Estamos garantindo com isso a não privatização da nossa autarquia. Graças aos nossos servidores, São Leopoldo caminha a passos largos para a modernização e eficiência na gestão. Tenho certeza que em 10 anos a nossa tarifa será menor do que hoje”, projetou.

No encerramento do ato, o prefeito Ary Vanazzi lembrou a participação de importantes atores, ex-diretores, que participaram desse amplo debate sobre a regulação dos serviços do Semae. “A nossa decisão tem a ver com a nova realidade do Semae. Tínhamos muitas ideias sobre o tema da regulação da autarquia e isso passou muito pelo sucateamento dos serviços públicos pelo atual governo federal. Agora, com a mudança que está por vir, vamos poder voltar a investir em saneamento básico e buscar a universalização desse serviço à população. A nossa entrada na Agesan é um grande passo”, concluiu.

Texto e fotos: Chico Júnior Mtb 19102 | Ascom Semae