skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
ADUTORA NORDESTE | Iniciado O Levantamento Topográfico Para A Viabilização Da Obra

ADUTORA NORDESTE | Iniciado o levantamento topográfico para a viabilização da obra

Nesta semana, o Semae iniciou um levantamento aerofotogramétrico da região em que será construída a nova adutora do município, que beneficiará moradores da região norte e nordeste de São Leopoldo. Esse trabalho tem como objetivo identificar as condições atuais do caminho que a estrutura irá percorrer, fazendo um levantamento de possíveis interferências que poderiam atrasar as obras. Dessa forma, a autarquia consegue diagnosticar antecipadamente essas questões, para que sejam plenejadas soluções antes do início das escavações.

Segundo o assessor técnico de Engenharia do Semae, Ronan de Jesus, “as interferências podem ser postes de energia e iluminação, redes de água, esgoto e drenagem, redes de internet e telefonia ou redes de gás”. Além disso, o levantamento aerofotogramétrico é necessário para levantar o perfil longitudinal ao longo do caminho que passará a adutora.

Essa ação é feita por meio de drone, que realiza o trabalho de forma mais rápida que equipamentos menos tecnológicos utilizados anteriormente. “Com o novo drone que o Semae adquiriu, conseguiremos realizar os levantamentos com muito mais agilidade e precisão dos objetos que compoêm as áreas que receberão as novas obras”, aponta o engenheiro.

O diretor-geral do Semae, Geison Freitas, ressalta que “essa obra vai beneficar diretamente quase 100 mil Leopoldenses. É um grande legado que Governo Vanazzi deixará para a cidade garantindo o abastecimento dessas regiões pelos próximos 30 anos”.

A adutora nordeste será construída com tubos PEAD de 450mm, material de polietileno de alta densidade. A extensão da estrutura será de seis quilômetros, saindo da Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA-2), passando pela Avenida Mauá e chegando até a divisa com Novo Hamburgo. A nova adutora irá melhorar o abastecimento de água de bairros como Rio dos Sinos, Santos Dumont e Vila Brás, além de cooperativas do local.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102

Back To Top

Send this to a friend