Ações do SEMAE em maio
Desde que as fortes chuvas atingiram todo o Rio Grande do Sul, o Semae tem trabalhado incansavelmente para normalizar o abastecimento e drenar a água dos bairros São Leopoldo. O município foi a primeira cidade a reestabelecer o abastecimento de água, com uma ação emergencial e inédita, realizada atravessando cabos elétricos, por cima da água, até a captação de água bruta da cidade.
A cidade foi a primeira cidade da Região Metropolitana a conseguir drenar a água dos bairros, e após a recomposição dos diques dos arroios João Corrêa e Vila Brás s autarquia instalou 8 bombas móveis para fazer a drenagem durante a recuperação das Casas de Bombas.
O Semae instalou 25 purificadores de água Zona Norte, em conjunto com a operação de caminhões-pipa para abastecer abrigos e regiões desabastecidas.
Além disso, a autarquia recuperou a Elevatória de Água Tratada da Campina, o bombeamento para os reservatórios do bairro São Miguel e promove a isenção da taxa de água a todas as economias impactadas pelas inundações.