ETE Recebe Inauguração Oficial Do Distrito Industrial Da Zona Norte

ETE recebe inauguração oficial do Distrito Industrial da Zona Norte

Na última quarta-feira (7), o prefeito Anibal Moacir inaugurou de forma oficial o Distrito Industrial da Zona Norte. O local já abriga 12 indústrias dos mais variados segmentos de produção: metalmecânico, vidros, eficiência energética, manipulação de alimentos, máquinas de café e jatos de areia. A solenidade ocorreu na sede da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Distrito Industrial do Semae, situada na Estrada do Socorro, bairro Arroio da Manteiga, e também contou com as presenças do vice-prefeito, Daniel Daudt Schaefer, e o diretor-geral da autarquia, Gilberto Millão, além de outras autoridades municipais.

Para o prefeito Anibal Moacir, além das preocupações relacionadas à saúde, segurança, educação, entre outras, o desenvolvimento econômico e estratégico da cidade também sempre existiu, o que fez com que houvesse um forte investimento do município na conclusão do Distrito. “São Leopoldo cresceu 10% em população, enquanto Novo Hamburgo, por exemplo, registrou um crescimento populacional de 1%. O desenvolvimento de uma cidade, porém, não é medido pela quantidade e sim, pela qualidade. Por isso, nos preocupamos com a saúde, habitação, educação, mas São Leopoldo não pode ser apenas uma cidade dormitório. Precisa ter empresas e é isso que estamos fazendo: inaugurando oficialmente o Distrito Industrial, mas já pensando lá na frente, como na vinda do Medical Valley”, disse.

No total, 23 empresas já adquiriram lotes. E apesar de estar em pré-operação desde 14 de abril de 2014, data de inauguração da Hyundai Elevadores, a fase oficial inicia a partir de agora, com a assinatura da licença de operação (LO).

Segundo o vice-prefeito, Daniel Daudt Schaefer, houve um trabalho em conjunto para que a área entrasse em operação oficialmente ainda este ano. “Nós não podíamos deixar de entregar esta realização. Às vezes, é muito fácil divulgar, mas quando não temos o planejamento, não adianta. Nós assumimos esta responsabilidade com recursos próprios e trabalho técnico dos nossos servidores”, ressaltou.

O Semae realizou a vistoria das empresas para verificar a ligação delas com a rede. Com todo o sistema conectado, o passo seguinte foi comunicar a Fepam. Para obter autorização de funcionamento, a Prefeitura, por meio da Sedetec, da Semmam e do Semae, tomou uma série de medidas compensatórias.

“Árvores foram plantadas em vias internas e nos bairros. Além disso, as áreas de preservação permanente (APP) receberam gradis de concreto para evitar descarte irregular de lixo e invasões”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec), Gerson Luis Arnold. Todos os lotes do distrito contam com infraestrutura urbanística e acesso asfaltado.

Sobre a ETE

As obras de tratamento de água e esgoto no distrito iniciaram em junho de 2011 e setembro de 2012, respectivamente. O investimento de ambas chega a R$ 5,6 milhões. Deste total, R$ 1 milhão foi financiado via Caixa Econômica Federal para o tratamento de água, e o restante, para a construção da ETE, é totalmente oriundo de recurso próprio.

Após ser tratado, o efluente será devolvido ao Arroio da Manteiga.

Empresas instaladas no distrito

– Lote 1 –  1.115,00 m² – NILO ESCOUTO (Vidros)

– Lote 2 – 1.146,81 m² – 5 EC Engenharia (Eficiência Energética) e Q Banho – Lote 6 – 2.362,57.m² – ATACADO JERÔNIMO (Beneficiamento de alimentos) Rodrigo 3588 4767

– Lotes 7 a 32 – 80.048,75 m² – Hyundai Elevadores do Brasil Ltda. (elevadores) –

– Lote 59 – 1.378,31 m² – Esquadrias R.C. Ltda. -METALSUL – (Esquadrias)

Em processo de instalação

– Lote 40 – Bobetech Ind e Com Ltda. 2389,50 m² (Máquinas para café)  – – Concluindo Pavilhão

Lote 41 – Ferragem e Estamparia Nissola Ltda. 2.538,38 m² (Metalúrgica) – Em terraplenagem

– Lotes 45, 47 e 48 – Eurogalvano do Brasil Ltda. 8.901,75 m² (Metalurgica  – máquinas). Em terraplenagem.

Lotes 49 e 50 – Grenal Artefatos de Cimento Ltda. 9.939,47 m² (Artefatos de cimento) – Em terraplenagem

– Lote 61 – Fronmoldes Ind. de Moldes Ltda. (Metalurgica) 2.625,41.m² – Concluindo Pavilhão

Prestes a se instalar

Lote 03 – Leandro Kayser 1.178,01.m² (Extintores)  9961 7160 Leandro