Representantes Do Semae Participam De Reunião Do Placon I

Representantes do Semae participam de reunião do Placon I

Representantes da Diretoria de Macrodrenagem do Semae participaram na tarde da quinta-feira, 2, do segundo encontro do grupo de trabalho para atualizar o Plano de Contingência (PLACON I). A reunião, realizada na sala de reuniões da prefeitura foi organizada pela Secretaria de Segurança e Defesa Comunitária e reuniu integrantes das secretarias do Município, Brigada Militar, Exército, entre outros para discutir planos e ações no atendimento à população quando em situação de emergência ou calamidade pública.

O plano nasceu das últimas chuvas que ocorreram na região e trouxeram para São Leopoldo alagamentos, deslizamentos e inundações. Segundo Leandro de Souza Fernandes, Supervisor das Casas de Bombas do Semae, o PLANCON I foi específico para  discutir  ações referentes a possíveis inundações. Criar equipes de sustentação nos bairros mais atingidos para ações imediatas foi uma das sugestões colocadas pelos participantes. “Seriam grupos de sustentação de apoio logístico quando ocorressem as emergências”, salientou Leandro.

Fases

O PLACON prevê três fases:  Pré-desastre (monitoramento e alerta), Desastre (com ações de resgate, atendimento pré-hospitalar, transporte de desalojados/desabrigados, segurança da área atingida, abrigo temporário, centro logístico de operações, manutenção de animais, suprimentos, gestão de inteligência) e Pós-desastre (assistência social e recuperação). Para o Diretor da Macrodrenagem, Marcio Vieira, também presente à reunião, é preciso trabalhar unido para benefício de toda a população.