Em Mutirão, Semae Regulariza Ligações De água Clandestinas

Em mutirão, Semae regulariza ligações de água clandestinas

Hidrômetros foram colocados em residências do bairro Santos Dumont, que tiveram cadastro normalizado / Foto: Divulgação

Nas últimas semanas, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), com apoio de sua direção-geral, vem colocando em prática um plano de ação para identificar e eliminar ligações clandestinas – os chamados “gatos” –, regularizar a situação das mesmas e oferecer condições adequadas de abastecimento de água aos usuários.

O serviço começou pelo bairro Santos Dumont, e os primeiros resultados deste trabalho já foram percebidos.

Por lá, as equipes do Semae realizaram um mutirão para cadastramento e hidrometração de mais de 50 economias. Durante as visitas às residências, a autarquia também teve o apoio da Guarda Civil Municipal que acompanhou todo o trabalho, oferecendo segurança às equipes e aos moradores locais.

Em apenas dois dias, foram notificadas 58 economias, sendo criados 51 novos cadastros. Destes, 41 foram na rua 15 de Novembro, 9 na rua Gaspar Martins e 1 na avenida Mauá. As 7 economias que não puderam ser regularizadas, ou por não ter ninguém em casa, ou por se tratar de terreno baldio, foram deixadas em situação de corte.

O próximo passo será resolver a questão dos “acessos aos quadros”, já que a grande maioria das residências possui apenas acesso para visualização da leitura, mas não para manutenção, caso necessária.

Segundo a gerente comercial do Semae, Dóris Kubiaki, as equipes seguirão fazendo este trabalho ao longo do ano, e novas ações de regularização já estão sendo programadas para outras áreas da cidade. “Acreditamos que o resultado do mutirão foi além da criação de cadastros e ampliação da medição de consumos, contribuiu, também, com a questão social proporcionando aos moradores a possibilidade de, a partir de agora, terem um comprovante de sua residência para apresentar quando solicitado”, destacou.