Assinado Contrato De Obra Que Beneficiará 78 Mil Leopoldenses

Assinado contrato de obra que beneficiará 78 mil leopoldenses

“Continuamos nossa perseverança em buscar recursos para tratar esgoto. São Leopoldo está fazendo a sua parte!”, afirmou o vice-prefeito e diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Daniel Daudt Schaefer, durante o ato de assinatura do contrato da nova Bacia Vicentina – que será construída na área conhecida como Pradinho, no final da avenida João Corrêa.

O ato aconteceu na manhã desta segunda-feira (7), na sala de reuniões do Centro Administrativo, e reuniu, além do vice-prefeito, o prefeito Aníbal Moacir da Silva, o superintendente executivo da Caixa Econômica Federal no Vale dos Sinos, Marco de Souza Oliveira, o representante da Caixa na cidade, Alexandre Fucks, secretários, vereadores, diretores e técnicos do Semae, dentre outras autoridades.

O projeto, contratado pelo Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), é uma ampliação da já existente Bacia Vicentina, de coleta e tratamento de esgoto sanitário, que contemplará: 59km de rede coletora, 10.844 ligações prediais de esgoto, um módulo de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de 100 litros por segundo e duas Estações de Bombeamento de Esgoto (EBE), com capacidade de até 200 litros por segundo.

O prefeito Anibal Moacir lembrou que o projeto vem sendo desenvolvido desde o início do governo, pois não é fácil fazê-lo, e que, agora, terá um final feliz. “O nosso maior poluidor é o esgoto doméstico e isto nós temos que tratar”, destacou. “Hoje acontece uma das assinaturas mais importantes desta gestão”, acrescentou.

O engenheiro do Semae, Emílio Wild, também ressaltou que o tratamento de esgotos é essencial para a saúde da população. “O saneamento é uma ação importantíssima para a prevenção de doenças”, sublinhou.

Saiba mais sobre a Bacia

Conforme a engenheira do Semae, Fernanda Schimit, a Bacia Vicentina será feita em duas partes. “A fase A contempla cerca de 40% do valor total do projeto (que compreende 37km de rede coletora, 4.560 ligações prediais de esgoto, uma ETE e uma EBE) e tem um prazo estimado de 2 anos e 7 meses de duração, e a fase B está em desenvolvimento”, explicou.

No total, serão investidos mais de R$ 76.443.866 milhões de reais nas melhorias: aproximadamente R$ 30 mi para a execução da fase A, e cerca de R$ 46 mi para a fase B. Os recursos são do Ministério das Cidades e 100%, via Caixa Econômica Federal.

Já com a conclusão da fase A da obra, serão sete bairros beneficiados: as partes ainda não atendidas do Morro do Espelho, Vicentina, Centro e Fião, além de Vila Otacília, Batista e Padre Réus. Na fase B, mais quatro bairros serão contemplados: Cristo Rei, Vila Tereza, Duque de Caxias e Cohab Duque. No total, a população atendida pela Bacia será de cerca de 78 mil pessoas, e o esgoto tratado na cidade deve chegar a 50%.