DRENAGEM URBANA | Prefeito Vanazzi Acompanha Inspeção Nas Redes De Drenagem Com Auxílio De Robôs

DRENAGEM URBANA | Prefeito Vanazzi acompanha inspeção nas redes de drenagem com auxílio de robôs

O prefeito municipal Ary Vanazzi acompanhou de perto as inspeções realizadas na manhã desta sexta-feira (27), desta vez, na rede de drenagem da rua Pedro Américo, entre as avenidas Imperatriz Leopoldina e Feitoria. Juntamente com o diretor-geral do Semae, Geison Freitas, e com o secretário de Obras, Geraldo Passos, o prefeito conheceu o equipamento de tecnologia avançada, conhecido como “rover”.

Uma espécie de drone subterrâneo, o equipamento passa por dentro da tubulação e vai gravando vídeos que chegam a uma tela em tempo real. Há um centro de comando que visualiza tudo, tirando a necessidade de entrar na tubulação. Com isso, é possível verificar se há necessidade de reparo na rede. Após as inspeções, o governo municipal fará o anúncio de um plano de ação de melhorias em toda a rede de drenagem do município.

De acordo com Geison Freitas, as inspeções serão importantes para a avaliação ampla de toda a rede de drenagem. “Nós já inspecionamos o Centro e outros pontos críticos da cidade. O prefeito Vanazzi está acompanhando de perto nos últimos três dias o resultado dessas inspeções e está preparando uma apresentação de tudo o que nós apuramos e uma série de ações para evitar futuros alagamentos. Os grandes volumes de chuva em um curto espaço de tempo são fenômenos da natureza e nós precisamos estar tecnicamente preparados para dar vazão a esse volume de água”.

Para o prefeito Vanazzi, as ações têm como objetivo descobrir as causas dos alagamentos, inclusive em novos pontos, e solucionar isso rapidamente. “Nós contratamos uma equipe especializada, com o auxílio de tecnologia de ponta, para realizar uma grande inspeção em todas as galerias da cidade, que levam a água para o Rio dos Sinos. Na próxima semana, faremos um balanço do que nós encontramos. É um trabalho de manutenção, um trabalho preventivo, mas também para que possamos anunciar novos investimentos, com o objetivo de resolver o problema de drenagem pelos próximos 10 anos. É um processo amplo e rigoroso da nossa parte”, projeta.

Texto e fotos: Chico Júnior Mtb 19102 | Ascom Semae