Plano De Ação Em Curso Para Melhorias Na Drenagem Urbana

Plano de ação em curso para melhorias na drenagem urbana

O prefeito Ary Vanazzi reuniu, na manhã desta terça-feira (17), com representantes da Semov, Semurb, das Subprefeituras e do Semae para discutir ações de melhorias na drenagem urbana do município, especialmente, em pontos sensíveis a alagamentos.

Representando o Semae, o diretor-geral em substituição, Ronan de Jesus, esteve presente na reunião, acompanhado do gerente de Manutenção de Esgoto e Macrodrenagem, Josnei Barcelos. Na oportunidade, Ronan destacou a importância do andamento do Plano Diretor de Drenagem Urbana, que contém todo o planejamento estratégico, estudos técnicos e financeiros, inclusive com a proposição de uma legislação específica para a drenagem do município. “O plano diretor ataca os problemas e deve solucionar em grande parte os alagamentos”, projetou.

O prefeito Vanazzi solicitou às equipes o empenho imediato das secretarias envolvidas e do Semae na execução das soluções apontadas para resolver os problemas pontuais dos locais de alagamentos recorrentes, revisão da rede pluvial e também maior fiscalização no descarte de resíduos. “Nós melhoramos bastante na questão da drenagem, mas ainda há espaço para avançar. Temos que ter um olhar contínuo para essas questões”, enfatizou.

O Semae, por determinação do diretor-geral, Geison Freitas, ainda fará a inspeção e o desassoreamento das galerias localizadas na área central do município, responsáveis pela vazão da água para as Casas de Bombas, que são administradas pela autarquia, como precaução das precipitações pluviométricas em grandes volumes.

Texto: Chico Júnior Mtb 19102 / Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae