skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
ECONOMIZE ÁGUA | Mesmo Com O Nível Do Rio Dos Sinos Abaixo Da Média, Estação De Tratamento Água Segue Operando Normalmente

ECONOMIZE ÁGUA | Mesmo com o nível do Rio dos Sinos abaixo da média, Estação de Tratamento Água segue operando normalmente

O nível do Rio dos Sinos na captação do Semae marcou, nesta quinta-feira (05/01), 1,60m na régua da captação. Após as chuvas do início da semana, houve uma pequena elevação no nível do rio, porém, a tendência é de baixa nos meses de janeiro e fevereiro. A estiagem assola o Rio Grande do Sul e diversos municípios decretaram estado de emergência. A seca ocorre devido ao fenômeno climático La Niña.

Contudo, a operação da Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA 2) segue normalmente, captando e tratando mil litros de água por segundo. Em 2022, a Estação de Tratamento passou por reformas no floculador 3, que foi impermeabilizado e teve todo o madeiramento substituído, além das reformas nos filtros 1 a 5, nos leitos e na impermeabilização das respectivas paredes.

Já na Elevatória de Água Bruta (EAB), as melhorias realizadas nos últimos anos permitem a captação de água no Rio dos Sinos, mesmo com o nível do Rio abaixo de 1m, devido a disponibilidade de seis motobombas que operam em sistema anfíbio, ou seja, dentro e fora d’água. No caso da captação do Semae, as bombas operam submersas.

Ainda em 2023, ao menos três novos reservatórios devem ser construídos na Zona Norte de São Leopoldo, ampliando a capacidade de reservação de água tratada na região, atendendo, em especial, as demandas do Parque Campestre, Parque Mauá, Jardim Luciana, Vila Baum e Boa Vista.

De acordo com o diretor-geral, Geison Freitas, mesmo com todo o investimento em obras estruturantes, o comportamento da população em relação ao uso racional de água é essencial para períodos de estiagem, como o que está ocorrendo agora. “Nós temos capacidade de captar água do rio, mesmo que o nível esteja abaixo de 1 m no nosso ponto de captação. Fizemos melhorias na ETA 2 e vamos ampliar a capacidade de reservação de água no município. Junto com os nossos esforços, a população precisa estar consciente de que o uso racional é fundamental neste momento. Ao lavar o carro com mangueira por 30 minutos, por exemplo, se consome a mesma quantidade de água que uma família de três pessoas consome em um dia. É preciso que haja conscientização de todos”.

Com a alta da temperatura e a baixa do nível do Rio dos Sinos, é necessário lembrar da importância do uso racional da água neste período do ano.

Economizar a água é uma atitude que beneficia a todos os cidadãos.

Ao tomar banho, feche o chuveiro para se ensaboar. Economia de até 60 litros de água.

Lave o carro com o balde e não com a mangueira. Em 30 minutos, economia de 520 litros de água.

Sempre feche a torneira para lavar a louça. 15 minutos com ela ligada = 120 litros.

Tenha um reservatório em casa. Ele é fundamental para situações extremas.

Economize água. Sabendo usar, não vai faltar.

Texto: Chico Júnior Mtb 19102 / Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae

Back To Top

Send this to a friend