Semae Adere à Compra De Energia Limpa No Mercado Livre

Semae adere à compra de energia limpa no mercado livre

O Semae anunciou nesta terça-feira (18), na sala de reuniões do prefeito Ary Vanazzi, a adesão a um novo modelo de fornecimento de energia. A autarquia está fazendo a compra de energia limpa pelo Mercado Livre de Energia. As unidades contempladas com o novo modelo de abastecimento são as seguintes: EAB (captação), ETA 2, ETA 1, ETE Vicentina, EAT Campina e DNOS 3.

O novo modelo representa uma economia importante ao Semae, uma vez que a autarquia tem um custo elevado com energia elétrica para a sua operação. A adesão ao Mercado Livre de Energia trará ao Semae diversos benefícios, sendo a redução de custo o principal deles. Com um preço mais atrativo do que o modelo convencional de fornecimento energético, reduzindo de 10 a 20% na conta de luz, estima-se que o Semae vai economizar, de dezembro deste ano até 2026, o valor de R$ 8.953.769 (cerca de nove milhões de reais), sem investir nenhum real para isso, apenas o valor da compra da energia.

Responsável pela materialização do projeto, junto à Diretoria de Planejamento e Expansão, que trouxe a iniciativa, o diretor-geral, Geison Freitas, considera esta iniciativa como a mais importante, até então, desde a sua nomeação como diretor da autarquia pelo prefeito Ary Vanazzi. “Nós vamos economizar dois milhões por ano sem investir um real sequer. Nós estamos pensando no futuro da cidade e na eficiência na gestão. Esse dinheiro economizado será reinvestido na cidade, é o dinheiro do contribuinte voltando para ele próprio como benefício”, destacou.

O prefeito Vanazzi saudou a iniciativa e lembrou que nesses anos todos que esteve como prefeito de São Leopoldo, o Semae esteve como protagonista no debate sobre saneamento público de qualidade, inovação, investimentos, redução de custos e eficiência na gestão. “As novas tecnologias vão nos permitir avançar bastante, diminuindo o custo da operação. Estamos ingressando em um mercado nacional de fornecimento de energia, com a aquisição de energias renováveis. Nós estamos entrando em uma política de fortalecimento da empresa pública, a partir da redução de custos e, por consequência, a melhoria dos serviços, contribuindo para a cidade crescer”, concluiu.

Texto: Chico Júnior Mtb 19102 / Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae