SEMANA DO MEIO AMBIENTE | Guardiões Da Água Participam De Oficina

SEMANA DO MEIO AMBIENTE | Guardiões da Água participam de oficina

Os oficineiros do projeto Guardiões da Água, juntamente com a Assessoria de Comunicação e Marketing do Semae, participaram da programação da Semana do Meio Ambiente promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), nesta segunda-feira (30), em uma atividade de Educação Ambiental. Na oportunidade, foram apresentadas duas palestras, sendo a primeira sobre arborização urbana, conduzida por Leslie Flores Moog, chefe do Núcleo de Arborização Urbana, e a segunda, apresentada por Yara Regina Stockmanns, do Centro Permanente de Educação Ambiental (CEPEA), trazendo a diferença entre resíduos e rejeitos.

As duas abordagens trouxeram questões que levaram o grupo à reflexão e à interação sobre os conteúdos apresentados, como os tipos de árvores que são adaptáveis às paisagens urbanas e as espécies que são adequadas somente aos ambientes florestais. Espécies de grande porte como figueiras, palmeiras, entre outras, causam problemas diversos em áreas urbanizadas pela extensão de suas raízes, como rompimentos de muros e calçadas, além da obstrução de redes de água e esgoto, e entupimento de bueiros. Existe também o problema de queda de galhos em residências e espaços públicos, causando riscos e danos físicos e materiais à população.

Já na segunda atividade, os oficineiros puderam esclarecer a diferença entre resíduos e rejeitos, além de entender melhor o tempo de decomposição de alguns materiais. Resíduos, sejam de natureza orgânica ou reciclável, possuem alternativas de reaproveitamento, enquanto rejeitos são absolutamente descartáveis, ou seja, todas as alternativas de reaproveitamento foram esgotadas e devem ser encaminhados aos aterros sanitários ou para o descarte adequado. Ao final da atividade, os Guardiões da Água foram abastecidos de informações pertinentes às suas atividades dentro do projeto e os conteúdos serão aproveitados nas oficinas.

Para Nelci Dutra, umas das guardiãs responsáveis pela oficina de Educação Socioambiental, os conteúdos apresentados servem como base para o planejamento da sequência das oficinas. “A palestra do Departamento de Arborização Urbana nos trouxe a importância do plantio correto de mudas e, também, o seu manejo adequado, que é determinado tendo como base a espécie e o tamanho do vegetal. Além disso, foi possível entender que os cuidados exigem atenção especial, pois trata-se não apenas de um processo paliativo, mas de constante observação de todos os fluxos que envolvem esse tipo de cultura”, destaca.

Já para a oficineira de Fotografia, Mariana Jesus, a palestra sobre arborização urbana a fez entender sobre a sua responsabilidade de saber, enquanto cidadã, daquilo que é plantado, de como será colhido, dos espaços adequados para o plantio de árvores de pequeno a grande porte. “Isso me fez perceber sobre alguns incômodos que eram praticados pela falta de um saber específico. A questão das podas, por exemplo, a gente fica sem entender porque podar uma árvore que dá sombra, mas daí você vê que ela pode entrar em contato com um fio de alta tensão”, lembra. Para a guardiã, a palestra esclareceu muitos pontos e mostrou a razão de existir daquele departamento específico.

Com relação à palestra sobre resíduos e rejeitos, Mariana considerou o ponto alto da tarde. “A palestra foi muito pertinente, prática, sobre como mudar os nossos hábitos de forma individual, para então partir para o coletivo, a pensar sobre os resíduos, os rejeitos, sobre questões orgânicas, sobre composteiras, sobre como descartar o nosso lixo corretamente, sobre o trabalho realizado por cooperativas. A palestra vem com resoluções cabíveis para praticar no dia a dia. Se nós colocarmos isso como uma necessidade básica, como escovar os dentes, tomar banho e comer, a gente vai ter uma nova postura com relação aos nossos descartes”, avalia.

Semana do Meio Ambiente 2022

As ações da Semana do Meio Ambiente 2022 ocorrem até o dia 5 de junho, com diversas atividades em vários pontos da cidade, como no Parque Imperatriz e no Museu do Rio. A programação completa pode ser conferida aqui.

Texto: Chico Júnior MTb 19102 / Foto: Caroline Rick Conrerp 4ª 3023