skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
POR DENTRO DO SEMAE | ETE Vicentina Qualifica O Monitoramento Da Qualidade Do Ar

POR DENTRO DO SEMAE | ETE Vicentina qualifica o monitoramento da qualidade do ar

Em abril, a Estação de Tratamento de Esgoto da ETE Vicentina do Semae, completou um mês do novo equipamento que calcula a qualidade do ar atmosférico, a partir de medições de parâmetros como dióxido de carbono, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e partículas menores do que 10 microgramas.
Segundo a gerente de Esgotamento Sanitário, Aline Barreto, em março deste ano, a autarquia passou a monitorar a qualidade do ar da região da ETE Vicentina com mais precisão através do novo equipamento. “Com a instalação de um equipamento medidor de diversos gases, a unidade de tratamento de esgotos é capaz de detectar em tempo real a liberação de possíveis odores provenientes do processo de tratamento e com isso tomar ações imediatas para que o odor seja mitigado diretamente na fonte de geração, sem causar transtornos à vizinhança”, explica.

Gráfico/calendário: Índice de Qualidade do Ar


Conforme mostrado no gráfico/calendário, de acordo com o Índice de Qualidade do Ar, adotado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA), na área da ETE Vicentina, onde o equipamento de medição está instalado desde o dia 7 de março, o ar atmosférico encontra-se na condição considerada BOA, ou seja, a qualidade do ar é satisfatória e a poluição do ar apresenta pouco ou nenhum risco.

Tabela de referência da USEPA


Para o vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura, esse índice positivo mostra muito mais do que a eficiência no tratamento da Estação de Esgoto da autarquia. “Nos preocupamos com a saúde e o dia a dia dos moradores. São Leopoldo é a cidade que mais trata esgoto na bacia do Rio dos Sinos. Além de ter um tratamento de qualidade, queremos evitar os transtornos na vizinhança. Estamos aqui trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos leopoldenses em todos os aspectos. Pensando sempre no meio ambiente e no bem-estar da população”, destaca.



[Texto: Sara Nedel Paz | Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 | Ascom/Semae | Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 ]

Back To Top

Send this to a friend