Sessão Solene Abre Comemorações Do Semae

Sessão Solene abre comemorações do Semae

No dia 1º de dezembro, através de uma iniciativa do vereador  Rafael Souza (PDT), ocorreu uma Sessão Solene, em alusão ao mês do cinquentenário do Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo (Semae). A cerimônia foi realizada  em formato híbrido, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Estavam presentes no local, autoridades públicas como o prefeito em exercício e atual diretor do Semae, Ary Moura, e os ex-diretores, Nestor Schwertner, Fernando Henning, Luiz Antonio Castro, Daniel Daudt Schaefer, Carlos Alberto Petersen, Germano Weinmann, Emilio Roberto Wild e de forma on-line, Marcio Antonio Rubert.

O proponente da Sessão, vereador  Rafael Souza, começou seu diálogo saudando os diretores, demais autoridades públicas, a comunidade e os representantes do Semae, Juliano Roques, representando os servidores, e  Viviane Feijó, como presidenta da Associação de Funcionários do Semae (AFS). “É com muita alegria que nós estamos hoje, celebrando os 50 anos do nosso querido Semae. Esse patrimônio é de todos nós leopoldenses”. De acordo com ele, a noite também é muito especial “pois vamos ouvir a palavra daqueles que fizeram história no Semae”, conclui o vereador ao declarar aberta a sessão.

Dia 30 de dezembro marca a chegada dos 50 anos do Semae, que nasceu em 1971, a partir da lei municipal nº 1.648, tornando o abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgotos, e operação de sistema de macro e microdrenagem, um serviço de competência do município de São Leopoldo. Durante o evento, vários colaboradores deixaram seus depoimentos e agradecimentos por esses vários anos de história.

Germano Weinmann, mencionou que três minutos para falar de 12 anos é difícil, pois são muitos anos de dedicação e história. “Nós lutamos muito e um dos marcos que eu trago comigo, é quando eu estava de frente do Semae, no início da década de 2000. A privatização era o assunto da vez, e nós conseguimos com o apoio de muitos funcionários, tirar o fantasma da privatização de São Leopoldo, criando o plano de Diretor de Saneamento com a participação popular – foi o primeiro plano com essa participação do Brasil e fomos exemplo para muitos casos”, explica.

Quem também trouxe para o público o empenho e sacrifícios do trabalho da autarquia e a discussão sobre os malefícios da privatização, foi o ex-diretor, Carlos Alberto Petersen, que cuidou do Semae entre os anos de 1989 e 1990.  “Quando falam que o poder público é insuficiente, é mentira. O poder público realiza e sabe realizar. O Semae é uma testemunha, e eu me orgulho de ter sido funcionário nessa empresa, levei para o futuro os estudos de saneamento e competências profissionais que ganhei aqui”, enfatiza.

Em homenagem ao ex-prefeito, Olímpio Sérgio Albrecht, Emilio Wild, contou sobre o nascimento do Semae e como os primeiros projetos foram possíveis.  “Os profissionais do Semae trabalham 24h por dia para distribuir água para a população. Deixam de ter feriados ou finais de semana para servir a população e eu tenho muito orgulho de ter trabalhado por esse propósito. Quando eu entrei em 77, o Semae atendia 10 mil casas, hoje atende cerca de 90 mil. E como é que se consegue fazer isso? Com muito trabalho! Principalmente ao Olímpio, que fez com que muitas coisas fossem possíveis através da criação e inclusão de projetos que beneficiaram a cidade inteira”, revela.

Nestor, parabeniza a todos os presentes e também o Semae pelos seus 50 anos de história e argumenta que “a água, tem muito vínculo com a saúde pública. O Semae é uma relíquia, lá em 1971, lembro de ter visto um cidadão que escreveu que com 700 litros por segundo era possível abastecer 250 mil habitantes. E é verdade, com 700 litros por segundo, nós abastecemos 240 habitantes e outros dependentes. O semae está universalizando o abastecimento de água e o tratamento de esgoto, para bem da sociedade, da saúde pública e da cidade. Ou seja, é uma empresa viável e indispensável para nossa cidade”.

O atual diretor do Semae, Ary Moura, complementou a fala dos ex-diretores: “Quero fazer um agradecimento a todos que se fizeram presentes aqui hoje e também durante todos esses anos da nossa autarquia. Cada um deixou seu traço, seu legado e sua marca na história do Semae. Destaco um pouco o que o Petersen relatou, nossos funcionários, ao longo dos anos, faça chuva ou frio de zero grau, sempre estiveram lá para consertar o que fosse necessário. Porque água de qualidade, não pode faltar para os nossos cidadãos e esse é um dos nossos propósitos durante esses 50 anos”.

A Solenidade teve a participação de outras autoridades e civis. Contou com a apresentação artística da cantora Jo Melia e do músico Gilmar Pinto, do Grupo Eco do Pampa.

[Texto: Sara Nedel Paz | Jornalista responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 /  Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom/Semae]