Substituição De Redes Entra Na Etapa Final Da Primeira Fase Do Programa

Substituição de Redes entra na etapa final da primeira fase do Programa

A tarde deste sábado (6), foi de lançamento da terceira e última etapa da primeira fase do Programa de Substituição de Redes do Semae. O ato, na Praça 20 de setembro, contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi e do vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura, acompanhados do secretário de Administração, Thiago Gomes, e do secretário de Esporte e Lazer, Douglas da Silva. Também estavam presentes no evento, o líder do governo na Câmara, Rafa Souza, e a vereadora Iara Cardoso.

A programação contou com a apresentação artística da cantora Jo Melia e uma demonstração prática de como ocorre a troca das tubulações antigas pelas novas pelo método não destrutivo. O público pode acompanhar uma perfuratriz em ação, máquina utilizada para a perfuração do solo, e o trabalho de solda das tubulações em PEAD, que é o novo material utilizado na rede de distribuição de água.

Ary Moura, na oportunidade, explicou a importância da obra para a diminuição das perdas de água e dos custos, afirmando que esta era uma demanda antiga dos leopoldenses e que agora está sendo sanada. “É uma obra que estamos fazendo com recursos próprios, enquanto o país quase não conta com investimento no tratamento de água e esgotos. O município faz a obra e isso melhora cada vez mais a qualidade do produto que é recebido pelas pessoas”, frisou. Moura afirmou ainda que São Leopoldo merece essas melhorias. “Elas representam um compromisso do nosso governo”, declarou.

Já o prefeito, Ary Vanazzi, acrescentou que este é um momento muito importante, pois mostra que a administração conta com boas estratégias que contribuem para o desenvolvimento da cidade. “É uma obra feita com uma tecnologia moderna, com a qual um cano entra numa esquina e sai na outra, as pessoas nem percebem que está passando um cano debaixo do seu prédio, do seu estabelecimento”, explicou.

Ainda de acordo com o prefeito isso mostra que uma empresa pública quando bem administrada é sempre eficiente. “Temos aqui o Semae fazendo investimentos e resolvendo os problemas estruturais, tenho certeza que em 2024 teremos uma empresa enorme, forte e com todas as trocas de redes necessárias para termos menos perdas e um abastecimento de qualidade para a nossa população”, concluiu.

A última etapa da Substituição de Redes na região central do município, ocorre com troca da rede do terceiro e último quadrante, definido a partir do mapeamento do Centro de São Leopoldo. Após a conclusão da obra, prevista para o primeiro semestre de 2022, o bairro Fião será a próxima região beneficiada com o programa.

Substituição de Redes em números da etapa final da primeira fase:

1.875 Ligações efetuadas em operação

44.153 metros em extensão PEAD DN 75mm

2.590 metros em extensão PEAD DN 110mm

3.263 metros em extensão PEAD DN 250mm

12 novos hidrantes

125 novas válvulas instaladas em operação

Investimento de R$ 13 milhões com recursos próprios da autarquia (entre 29/09/2019 e 05/11/2022)

75% da primeira fase concluída

Melhorias no abastecimento do Centro e dos bairros Rio Branco, Duque de Caxias, Santos Dumont, Cohab Feitoria e São João Batista

Substituição de Redes em números da etapa final da primeira fase:

650 ligações a serem efetuadas

12.600 metros em extensão PEAD DN 75mm

865 metros em extensão PEAD DN 110mm

1.300 metros em extensão PEAD DN 250mm

4 novos hidrantes

41 novas válvulas a serem instaladas

Investimento previsto de R$ 9 milhões com recursos próprios da autarquia. Previsão de conclusão da obra em abril de 2022.

Saiba mais sobre o Programa de Substituição de Redes do Semae

A substituição de redes do Centro está sendo executado pelo método não destrutivo (MND), técnica que possibilita a passagem das tubulações de abastecimento de água sem a necessidade de abertura de valas, o que torna a execução mais econômica, pois há a redução de valores de repavimentação das ruas, que representa um alto custo pelo método convencional. Outra característica do método, é o menor nível de incomodidade, uma vez que o serviço é executado de esquina a esquina, reduzindo significativamente as interferências no meio das quadras, colaborando com o funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

As tubulações em PEAD (polietileno de alta densidade), material de tecnologia atual, possuem alta durabilidade e resistência mecânica, o que possibilita a redução de rompimentos e de vazamentos de rede, reduzindo os custos de distribuição de redes e aumentando a eficiência do sistema. Com a 1ª e 2ª etapas da primeira fase concluídas, houve uma redução aproximada de 60% dos casos de rompimentos de redes nas áreas substituídas.

Com o programa, foram substituídas as tubulações de importantes adutoras que apresentavam alta incidência de rompimentos, localizadas na Av. Dom João Becker, na Av. Mauá e Rua São José. A nova rede, além da redução de rompimentos, apresenta o aumento do nível de pressão disponível, agora dentro dos parâmetros de sustentabilidade e das recomendações técnicas, de acordo com o assessor técnico de Engenharia, Ronan de Jesus.

[Texto:Chico Júnior. Mtb 19.102 / Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom/Semae]