skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Educação Ambiental Do Semae Retoma As Atividades Presenciais No Mês De Outubro

Educação Ambiental do Semae retoma as atividades presenciais no mês de outubro

O Semae atua em duas frentes quando o assunto é educação ambiental. O Projeto Guardiões da Água realiza um trabalho comunitário de conscientização da população sobre a preservação da água em rios e nascentes, assim como o descarte adequado de resíduos, por meio de oficinas com temáticas distintas. Já a visitação das escolas é uma prática tradicional da autarquia que foi interrompida devido à pandemia do coronavírus e a paralisação das aulas. Com as visitas, as crianças visualizam todas as etapas do tratamento da água, da captação do rio até chegar às torneiras das residências.

O Projeto Guardiões da Água reinicia suas atividades com grandes novidades, novos educadores e novas oficinas. As novas oficinas serão voltadas para a educação ambiental de crianças, jovens e adultos das comunidades leopoldenses, além das já conhecidas oficinas de grafite, muralismo, música e comunicação comunitária. Outra grande mudança é o formato do projeto que passa a ser itinerante e vai, coletivamente, trabalhar em cada uma das oito regiões do Orçamento Participativo (Norte 1, Norte 2, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro, Leste e Oeste).

As oficinas serão desenvolvidas em escolas, entidades, associações de moradores e em espaços públicos, buscando deixar nas comunidades espaços de diálogo e integração como as hortas comunitárias, a revitalização dos espaços públicos e novas formas de comunicação entre os moradores, e terão início no mês de novembro na Região Nordeste. Pela primeira vez, o projeto vai desenvolver uma oficina para crianças da educação infantil com muita música, brincadeiras e educação para um futuro sustentável e de novos hábitos.

A preparação dos novos oficineiros se inicia neste mês com uma formação sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e encontros sobre temas relevantes à educação socioambiental como a preservação do nosso Rio dos Sinos. O projeto marca a retomada das visitas à ETA 2 (Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina), que está sendo reaberta à comunidade.

A equipe de Educação Ambiental do Semae está preparando a retomada das visitas para as escolas do município com a ampliação dos pontos de visitação que vão incluir a EAB (Elevatória de Água Bruta), ponto de captação de água do Rio dos Sinos, a ETA 2 (Estação de Tratamento de Água), onde são realizadas todas as etapas do tratamento da água que abastece todos os lares de São Leopoldo, e a ETE Feitoria (Estação de Tratamento de Esgoto) mostrando todo o processo da água desde que se sai do Rio dos Sinos até o momento em que retorna.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail educacaoambiental@semae.rs.gov.br.

O diretor-geral do Semae, Ary Moura, celebra a retomada das atividades do Projeto Guardiões da Água e a volta das visitações das escolas às dependências da autarquia. “O Semae é um patrimônio do povo leopoldense e a nossa atividade essencial promove saúde à população. É fundamental estabelecer essa conexão com a população por meio do nosso projeto de educação ambiental”, destaca.

[Texto: Chico Júnior. Mtb 19.102 / Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom/Semae]
Back To Top

Send this to a friend