skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
POR DENTRO DO SEMAE | Laboratório Central Fiscaliza Qualidade Da água

POR DENTRO DO SEMAE | Laboratório Central fiscaliza qualidade da água

Foto: Digue Cardoso

O Semae possui um Laboratório Central, localizado na Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA 2), que é responsável pelo controle de qualidade da água distribuída para a população. Por meio da análise físico-química das coletas, que ocorre de hora em hora, 24 horas por dia, são avaliadas as características que podem ser prejudiciais à saúde e/ou prejudicar o sistema de abastecimento e de distribuição, atestando que a água distribuída aos lares dos leopoldenses está em plenas condições de consumo.

Entre os parâmetros utilizados na avaliação, estão a temperatura, a turbidez, o pH, a cor aparente, a alcalinidade, o gás carbônico livre, a condutividade elétrica, entre outros. São verificadas, separadamente, amostras de água bruta, decantada, filtrada e tratada para garantir o bom desempenho de cada etapa do tratamento. Além disso, avalia a rede de distribuição por meio dos Pontos de Controle de Qualidade (PCQ’s).

Foto: Digue Cardoso

O Laboratório Central também prepara os reagentes para os laboratórios de Microbiologia, que faz as análises bacteriológicas, e o de Hidrobiologia, responsável pelo monitoramento de algas e protozoários, entre outros. Eles são utilizados nas análises para verificar o teor dos parâmetros exigidos.

Outra responsabilidade é o controle de qualidade dos produtos químicos utilizados no tratamento da água, no qual são medidas a concentração dos insumos. Todas as cargas recebidas são analisadas para confirmar que o produto entregue está na especificação que foi definida no contrato.
Back To Top

Send this to a friend