DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE | Iniciativa Mobiliza Servidores

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE | Iniciativa mobiliza servidores

Foto: Digue Cardoso

No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e o Serviço Municipal de água e Esgotos de São Leopoldo mobilizou seus servidores para uma ação em alusão à data. Na manhã desta segunda-feira (14), os servidores Cristiano Baumgarten e Diego Jacobus estiveram no Hemovida do Hospital Regina, em Novo Hamburgo, como voluntários para doação. A instituição hamburguense é responsável pelo abastecimento de sangue do Hospital Centenário. Para doar, é necessário agendar horário pelo telefone (51) 3035-5388.

De acordo com Diego Jacobus, a rotina de doação de sangue iniciou há alguns anos, ainda quando estava no serviço militar para ajudar a um amigo. “Até então, antes disso, eu tinha medo de doar. Na verdade, tinha um certo preconceito por não saber como era o processo. Depois de pesquisar um pouco, pude perceber o quão importante é o ato de doar sangue. Daí em diante, sempre participei das campanhas nas empresas em que trabalhei. No Semae, é a segunda oportunidade que eu participo”, destaca.

Programa de Doação de Sangue

O Semae possui um Programa de Doação de Sangue em que os servidores voluntariamente participam da iniciativa. Por meio de um formulário incluso na folha de ponto, a autarquia atualiza anualmente o banco interno de doadores. O programa tem como objetivo ajudar os servidores, seus respectivos familiares, além de demandas pontuais. Atualmente, a ação conta com 80 doadores, o que corresponde a aproximadamente 20% do quadro geral de funcionários. O projeto foi criado em 2002 para fazer parte do conjunto de serviços sociais realizados pelo Semae.

Dia Mundial do Doador de Sangue

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2005, para aumentar a conscientização sobre a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros, e para agradecer aos doadores de sangue que voluntariamente salvam vidas por meio da doação.