skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Por Dentro Do Semae | Mergulhadores Auxiliam No Fluxo Da água

Por Dentro do Semae | Mergulhadores auxiliam no fluxo da água

Na última sexta (12), uma equipe de mergulhadores especializados esteve pela manhã na Estação de Água Bruta (EAB) do Semae, para realizar a limpeza das grades do canal e dos crivos das motobombas que captam a água do Rio dos Sinos e fazem a adução até a Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA-002).

De acordo com a diretora de Operação, Viviane Feijó, a limpeza é realizada regularmente para que não haja nenhuma espécie de obstrução da passagem da água e para que não haja nenhum tipo de dano às motobombas. “As grades do canal, assim como os crivos das motobombas, são espécies de peneiras que impedem a passagem de galhos e resíduos sólidos, ou materiais sobrenadantes, até o poço das motobombas, consequentemente, danificando-as”, explica.

O trabalho dos mergulhadores é de extrema complexidade, considerado pela ONU como um dos mais perigosos do mundo, e é utilizado também na manutenção das redes de água e esgoto. Para ser mergulhador profissional é preciso realizar curso profissionalizante certificado pela Marinha do Brasil.

O diretor-geral, Ary Moura, destaca o empenho dos profissionais de diferentes capacidades para a efetividade do tratamento da água e do esgoto: “A multidisciplinaridade de especialistas que atuam no Semae, sejam servidores ou terceirizados, mostram a complexidade do trabalho realizado com excelência pelas equipes. Trabalho este, que nos dá a tranquilidade de seguir como referência nacional no serviço de água e esgoto”.

Back To Top

Send this to a friend