skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
PROGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE REDES | Obras Avançam

PROGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE REDES | Obras avançam

As obras do Programa de Substituição de Redes do Semae seguem a todo vapor. Nesta terça-feira, 12, o trecho na rua Lindolfo Collor, entre as ruas São João e Theodomiro Porto da Fonseca, recebeu as melhorias. O diretor-geral do Semae, Ary Moura, esteve no local para conferir os trabalhos juntamente com o assessor técnico de engenharia, Everson Gardel de Melo. “Estamos rigorosamente dentro do prazo execução e vamos continuar seguindo o cronograma para entregarmos esta obra concluída nos 200 anos da cidade em 2024”, salientou Moura.

O PROGRAMA

Com início pelo centro, onde estão as redes de ferro e de cimento amianto mais antigas de São Leopoldo, o Programa de Substituição de Redes vai garantir a melhora do abastecimento em toda a cidade. Isso porque estas redes levam água para diversas regiões.

A nova tubulação é feita de polietileno de alta densidade (PEAD), material resistente e bastante flexível que não enferruja, não apodrece e não permite formação de crostas em seu interior, mantendo a vazão ao longo dos anos. O PEAD também tem baixo nível de necessidade de reparos e, quando necessários, eles são feitos com soldas que mantêm a peça única e evitam vazamentos. Sua vida útil é de, pelo menos, 50 anos.

Por apresentar flexibilidade, a tubulação em PEAD pode ser implantada a partir de um método não destrutivo, que dispensa a abertura de valas. Neste caso, a máquina perfura somente o espaço que será ocupado pela rede entre dois pontos (entrada e saída).

Ao substituir as redes de água, o Semae passa a constituir setores de manobra. Com este modelo, cada quadra conta com um registro próprio. Isto garante maior precisão na detecção de problemas e menor impacto na rede de distribuição.

Back To Top

Send this to a friend